O Poder do NÃO: Um Poder Positivo e Transformador
A princípio, NÃO pode parecer uma palavra negativa, mas é uma força tão positiva e poderosa que pode, inclusive, salvar relacionamentos.
O NÃO, dito corretamente, tem o poder transformador de nos ajudar a preservar nossa autenticidade, a manter nossa inteireza e lealdade a quem somos, trazendo clareza para a nossa forma de nos comunicar e de nos expressar.
O que nos leva muitas vezes a dizer SIM quando gostaríamos de dizer NÃO, são os nossos aspectos internos não trabalhados. Tendemos a acreditar que só seremos amados, aprovados e valorizados se atendermos às expectativas dos outros quando, na verdade, tudo são projeções das nossas crenças, medos e feridas internas. Se existem expectativas, elas começam, primeiramente, em nós.
Antes de mudar a forma de nos comunicarmos, precisamos investigar os motivos que geram o desconforto ao nos posicionarmos a partir da verdade para, então, trabalharmos isso em nós.
O medo de magoar o outro nos leva a contrariar a nós mesmos quando dizemos sim contra a nossa vontade. Quem nos ama compreende o valor de sermos inteiros e só espera isso de nós, muitas vezes o outro nem sabe o que está se passando em nossas vidas, por isso é que devemos agir a partir da nossa mais pura e amorosa verdade.
A verdade é uma necessidade humana. Nosso maior desafio não é fazer aquilo que nos é pedido, muito menos sustentar mentiras simpáticas, mas aprender a expressar com clareza e carinho o que, de fato, pensamos e queremos, isso é fundamental para mantermos uma relação íntegra conosco mesmos. Sem nos respeitar, não há como respeitar o outro. Nenhuma doce mentira pode ser saudável para as relações, com o tempo elas acabam se deteriorando sem compreendermos o “porquê?”.
Se o outro nos pede algo e fazemos contra a nossa vontade, estamos nos relacionando com falsidade. Enquanto a falsidade corrói os relacionamentos, a verdade nutre e constrói.
Quando alguém nos pedir algo que não queiramos ou que não possamos fazer naquele momento, devemos nos comunicar com amorosidade e transparência. Talvez não possamos revelar nosso real motivo para o não, mas podemos resistir ao ímpeto de inventar histórias, mesmo aquelas que parecem inofensivas. Também não devemos atender a um pedido negligenciando nossas próprias necessidades, isso iria contra o desejo de ver o outro bem, pois não estamos conseguindo fazer o bem a nós mesmos. Como podemos dar aquilo que não temos?
O que sentimos quando alguém estabelece um compromisso conosco e não cumpre? Quando marcamos algo com alguém e a pessoa não aparece ou chega atrasada, ficamos tristes ou irritados; Quando alguém se compromete a nos pagar um dinheiro que nos deve e não honra seu compromisso, ficamos chateados; quando uma pessoa diz que vai fazer algo e não faz, às vezes até brigamos com elas. Se desaprovamos acordos não honrados, porque não honrar o mais importante de todos os acordos, que é com a nossa autenticidade?
Uma comunicação saudável para as relações deve ser desenvolvida a partir da coragem de dizer a verdade, de nos expressar com clareza e amorosidade, de reconhecer e valorizar no outro a confiança e o carinho que o levaram a nos pedir ou convidar para algo. Mesmo que ele não nos compreenda no primeiro momento, precisamos reconhecer que fomos inteiros, verdadeiros e que o fato de negar seu pedido, não tem a ver com o nosso sentimento por aquela pessoa.
Toda vez que falamos sim contra a nossa vontade, estamos dizendo não para a nossa autenticidade. Autenticidade gera leveza, que é um desejo de todos, pois tem como alicerce a paz. Não há como ter paz sem sermos inteiros e a inteireza é fruto da verdade.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre qual é o poder do NÃO, este poder positivo e transformador? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Um grande abraço,
Shirley Brandão
https://shirleybrandao.com.br/
@shirleybrandaooficial
Confira também: Quem você deseja ser em 2023?
Participe da Conversa