fbpx

O Problema Inegável da Multitarefa na Produtividade

O homem busca ser multitarefa e fazer várias coisas ao mesmo tempo, pensando que tem mais produtividade, mas isso é um mito. Nosso cérebro não está preparado para tal.

O Problema Inegável da Multitarefa na Produtividade

O Problema Inegável da Multitarefa na Produtividade

Sabemos que durante muito tempo as organizações e toda sociedade vem buscando ter mais produtividade, produzindo com menos tempo. Mas, sabemos que o tempo é um princípio e ninguém governa o tempo, mas se não bem utilizado ele se desperdiça.

Por isso, o homem busca fazer várias coisas ao mesmo tempo, pensando que tem mais produtividade e na verdade isso é um mito, ou seja, não é verdade. Isso porque nosso cérebro está preparado para ser monotarefa. Em outras palavras, conseguimos focar apenas em uma coisa de cada vez.

Lendo o livro Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, dos autores Héctor García e Francesc Miralles, da editora Intrínseca, 2018, págs. 94/95/96/97, nos traz uma lição importante sobre a questão da concentração em apenas uma tarefa, que relaciona assim com a nossa produtividade.

Com frequência, pensamos que iremos ganhar tempo combinando várias tarefas, mas as evidências científicas indicam o contrário. Até as pessoas que dizem ser boas trabalhando em ‘multitarefas’ são, de fato, pouco produtivas. Na verdade, costumam ser as menos produtivas.

Um estudo realizado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos afirma que atualmente sofremos de uma epidemia da multitarefa. Para demonstrar os efeitos nocivos dessa epidemia, analisou-se o comportamento de centenas de alunos enquanto estudavam, para, em seguida, dividi-los em grupos de acordo com a quantidade de coisas que costumavam fazer simultaneamente.

Os estudantes mais viciados em multitarefas normalmente fazem mais de quatro coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: escrevem anotações enquanto leem um livro, escutam um podcast, respondem à mensagem no celular de vez em quando e veem o Twitter.

Depois de divididos em diferentes grupos, todos foram colocados então diante de telas com vária flechas vermelhas e azuis. O objetivo do exercício era contar o número de flechas vermelhas.

A princípio todos acertaram em pouco tempo e sem dificuldades, mas conforme o número de flechas azuis aumentava (flechas vermelhas não foram acrescentadas, elas apenas mudaram de posição), os estudantes acostumados a multitarefas tiveram sérias dificuldade em contar as flechas vermelhas no tempo determinado. Não conseguiam contá-las tão depressa quanto os estudantes não habituados a multitarefas por uma razão muito simples: dessa maneira eles se distraíam olhando as flechas azuis!

Seus cérebros estavam treinados para responder a qualquer tipo de estímulo, ainda que não fosse importante, enquanto os dos outros estudantes estavam treinados para se concentrar em uma única tarefa, nesse caso, contar as flechas vermelhas ignorando as azuis.

Outros estudos indicam que trabalhar em vária atividades ao mesmo tempo diminui nossa produtividade em ao menos 60% e que nosso coeficiente intelectual diminui mais de dez pontos.

Uma pesquisa feita na Inglaterra com mais de três mil adolescente viciadas em seus smartphones concluiu que elas dormiam menos horas, sentiam-se menos integradas nos colégios e eram assim mais propensas a ter sintomas de depressão.

Concentrado em apenas uma tarefa

Multitarefa

Aumenta a probabilidade de fluir.Impossível fluir.
Aumenta a produtividade.Diminui a produtividade (60%), ainda que não pareça.
Aumenta a capacidade de retenção.Reduz a capacidade de retenção.
Reduz probabilidade de equívocos.Aumenta a probabilidade de equívocos.
Controle sobre a única atividade a que estamos prestando atenção. Calma.Causa estresse porque gera a sensação de perda de controle. Assim a multiplicidade de tarefas nos controla.
A pessoa fica mais atenta ao prestar atenção aos demais.Danifica o seu entorno por estar “viciado” em se manter sempre atento a qualquer estímulo: olhando mensagens no celular e verificando as redes sócias, por exemplo.
Aumenta a criatividade.Reduz a criatividade.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o problema da multitarefa na produtividade? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

Confira também: Como Ter uma Organização Admirada? Seja um Líder com Visão!

 

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa