Todos temos a chance de mudar nossos hábitos, comportamentos, atitudes e pensamentos. E se tudo começa no pensamento, como exercitar o pensamento positivo?
Acreditamos que dominamos nossa mente, mas na verdade, na sua maioria, ela que nos domina. Por quê? Porque sou eu quem determina que tipo de pensamento terei. Entretanto é preciso estar em alerta constante, sem me deixar levar pelo meu julgamento e ego.
A neurociência, a medicina, assim como Divaldo Franco/Joanna de Angelis em seu livro “Atitudes Renovadas”, no capítulo Pensamento e Bem-Estar, nos leva a refletir sobre o “teor vibratório dos nossos pensamentos”. Conforme a faixa de pensamentos que se tenha em relação às pessoas, às situações, reflete diretamente no nível moral do indivíduo. Neste caso, estamos falando de valores morais como comportamentos e atitudes de ética, justiça, solidariedade, caridade, compaixão, assim como os intelectuais. E este é o mundo em que vivemos, construído por nossos pensamentos.
O Pensamento emite ondas que podemos cultivar para o bem e para o mau. E quando estou falando mal, pode ser até o simples pensamento que temos em relação a qualquer coisa ou pessoa ou situações que nos levam a trazer um lixo mental que se transforma em toxina que nos destrói.
Joanna nos diz que para cada comportamento mental existe um correspondente emocional que culmina em somatizarmos de forma específica. Ela nos diz que pensamento e saúde fazem parte da mesma equação, assim como a medicina. Se olharmos à luz da Psicologia Positiva, é importante cultivarmos o pensamento positivo e o quanto ele é poderoso.
Norman Vicent Peale em seu livro “O Poder do Pensamento Positivo” diz que se ficarmos sempre com pensamentos na expectativa de acontecimentos horríveis, teremos como resultado uma sensação constante de insegurança. E, o pior, tenderemos a criar pela força do pensamento aquilo que tememos. Ele nos coloca que a falta de confiança em si mesmo em que muitas pessoas sentem, parece ser um dos grandes entraves para se criar e exercitar o pensamento positivo.
Tudo começa no pensamento que se responsabiliza pela ideação e se transforma em realidade, ou seja, o pensamento, cria o sentimento, que cria a realidade. Os pensamentos bons e ruins estão dentro do ser. E cabe a ele escolher por qual caminho deseja transitar, lembrando que ambos levam a consequências que podem ser boas ou não.
Somos o que cultivamos em nosso mundo íntimo por meio dos nossos pensamentos. Se cultivamos pensamentos bons, ele se equipara a um jardim cheio de flores que exala seu aroma delicioso e todos querem estar ao seu lado. Mas se cultivamos maus pensamentos é como se estivesse em meio à lama ou ao pântano. O cheiro exalado é fétido e todos querem se afastar.
Os pensamentos podem ser nosso Self ou nosso Ego e isso cabe a nós a escolha.
Preste atenção nas pessoas que estão à sua volta, que tipo você atrai, aquelas que não gosta, mas que sem perceber você compactua com as mesmas vibrações energéticas e pensamentos; o mesmo acontece ao contrário.
Todos temos a chance de mudar nossos hábitos, comportamentos, atitudes e pensamentos. Para isso, precisamos cultivar novos hábitos, sejam por leituras, cursos, grupos saudáveis e conversas edificantes.
Agora, se o ser opta em ficar onde está porque acredita que não pode fazer nada, responderá pelos próprios infortúnios, sem a desculpa de que é o azar que o persegue, que é coisa do destino. O importante é persistir mudar os pensamentos e as vibrações mentais. Pode demorar? Vai depender em que lugar você se encontra, qual seu nível de autoconsciência e permissão interna para um novo olhar, se vai ser longo ou não.
Lembre-se, alguns estudiosos do pensamento dizem que o indivíduo normal elabora entre 50.000 a 95.000 pensamentos, por dia, sendo grande número de ressentimentos, interesses vis, paixões negativas, anseios, dentre outros. Imagina se conseguíssemos todos do planeta mudar esses pensamentos, como seria o novo?
Uma das formas de se exercitar o pensamento positivo é buscar emoções positivas e uma dela é o exercício da gratidão.
Exercitar o pensamento positivo requer disciplina e vontade de mudar o padrão de energia e vibração que se exala para as outras pessoas. Eu costumo dizer que mudar depende de forjar uma nova forma, assim como, quando se forja uma faca.
No início é apenas um pedaço de aço, disforme ou com outra forma, em que será necessário esquentar e quando ele estiver incandescente, ir batendo até moldar a faca; quando ela estiver boa será necessário dar uma têmpera e se ouvir alguma barulho, voltar dar outra forja para depois temperar novamente até que esteja boa ou será necessário iniciar o processo novamente.
Assim somos nós quando desejamos mudar hábitos, comportamentos, atitudes e falas.
Wania Moraes
http://www.waniamoraes.com.br/
Confira também: Como posso ser Feliz?
Participe da Conversa