Neste artigo eu vou lhe mostrar como a matemática e o seu comportamento estão intimamente ligados e como isso pode ser a chave para compreender como você age sob stress no seu dia a dia pessoal e profissional.
O Eneagrama é uma sabedoria milenar. Este conhecimento ancestral estuda-se há mais de 25.000 anos e nos mostra muitas realidades sobre o mundo em geral e sobre o nosso comportamento em particular. Mas como todas as sabedorias da nossa antiguidade, também o Eneagrama se baseava nas ciências da época. E uma dessas Ciências era a matemática. Por esse motivo é natural encontrar grandes nomes da história associados a conhecimentos ancestrais, hoje reconhecidos e admirados por todos nós na atualidade.
Mas qual a ligação do estudo da nossa personalidade, do Eneagrama e a matemática?
Nos anos 70 o estudo do Eneagrama foi interpretado à luz das personalidades humanas por um grande pensador da nossa época, Cláudio Naranjo. Desde então compreendeu-se que a nossa mente e a nossa personalidade funcionam de forma dinâmica tal e qual esses estudos ancestrais do Eneagrama demonstravam. A nossa personalidade funciona assim de forma dinâmica, tal e qual tantas outras coisas do Universo. Ela não é um centro imóvel, ela move-se consoante os impulsos que sentimos do ambiente externo. Há impulsos que nos garantem estabilidade e há outros que nos oferecem instabilidade. Compreender isso à luz da matemática e do Eneagrama ancestral não parece ser tarefa fácil, mas tornou-se simples com um contributo precioso de um ilustre matemático que viveu no século V A.C. e hoje reconhecido por todos nós, seu nome: Pitágoras.
Pitágoras criou a lei do 7. Esta lei dita uma equação muito simples que qualquer um de nós poderá fazer com uma simples calculadora. Que é: 1/7= 0,1428571428571428…
E daí Eduardo, qual a ligação dessa conta com meus comportamentos?
Vamos por partes. O significado dessa lei do 7 de Pitágoras é o de que algo que está em 1 se move por impulso para 4 e algo que está em 4 se move por impulso para 2, e algo que está em 2 se move por impulso para 8, de 8 para 5, de 5 para 7, de 7 para 1 e assim prossegue infinitamente. Isso era assim 500 AC para compreender a forma como tudo no Universo funciona. Nos anos 70 Naranjo compreendeu que assim também era com os humanos.
No Eneagrama das personalidades, por Claudio Naranjo evidenciou-se então a mesma lei. E como isso se traduz na prática? A partir da observação do símbolo acima compreendemos que o perfil tipo 1, o perfeccionista está ligado ao perfil 2 através de uma linha e que essa linha percorre cada um dos números do resultado da nossa divisão. O que verdadeiramente fascina quando olhamos para o Eneagrama na sua vertente dinâmica é que a mesma personalidade tipo 1, perfil perfeccionista quando se encontra sob stress ele sofre o impulso que o leva a movimentar-se para o perfil 4, o romântico. Como esse impulso é inconsciente o perfil perfeccionista revela comportamentos negativos do perfil romântico tipo 4, ou seja, o perfil perfeccionista, ditado pelas regras, racionalidade, pelos processos e pelo controle emocional revela comportamentos emotivos e irracionais (típicos do lado menos saudável do perfil 4, romântico).
O mesmo vai acontecer com o romântico que quando se encontra sob pressão emocional abdica do uso das suas emoções e coloca nos outros a responsabilidade da sua dor e da sua felicidade, com um movimento impulsivo para os comportamentos nocivos do perfil 2. Ou ainda o perfil tipo 2, o prestativo que revela toda a sua ira e manifestação de controle quando a falta de reconhecimento pelos seus esforços o levam a movimentar-se para o ponto 8 do Eneagrama (o controlador).
Em excepção a esta lei interna do 7, segundo Pitágoras, estão três perfis de personalidade (3, 6 e 9) que têm uma lei específica, lei do três, e que trarei em futuros artigos.
Com esta simples regra matemática compreendemos como os nossos impulsos conseguem prever os nossos comportamentos sob pressão e como a consciência dos mesmos nos ajuda a compreender quando estamos “fora de nós”. Essa consciência é o primeiro passo para retornarmos ao nosso estágio de equilíbrio e controle.
Para ajudar a compreender ainda melhor este artigo visite a página da Eneacoaching e faça o seu teste gratuito de personalidade, segundo o Eneagrama, e confira qual o seu comportamento sob pressão. http://eneacoaching.com/teste-eneagrama/
Participe da Conversa