Em época de concorrência acirrada em todos os âmbitos da economia, ter uma formação profissional que corresponda às exigências do mercado é primordial. Por outro lado, ávidas por preencher suas vagas disponíveis, as universidades colocam em evidência a sua melhor proposta de ensino, as condições especiais e, muitas vezes, abordam as vantagens do aluno ter seu nome ligado à determinada instituição. Notável, importante e saudável essa postura e cabe ao futuro universitário fazer sua escolha. Até aqui tudo certo.
Agora um fator gritante que decidi destacar neste artigo são as competências exigidas no mercado que as universidades em geral não têm exercitado com seus alunos. Consequentemente, muitos profissionais talentosos perdem grandes oportunidades porque desenvolvem a técnica correta, mas se desconsertam frente a situações que também deveriam ser enfaticamente trabalhadas no decorrer da formação.
Partindo das experiências que tenho observado junto aos colaboradores de clientes no Brasil e no exterior, selecionei 10 quesitos valiosos que todo profissional deve desenvolver para corresponder ao que o mercado tem exigido, esteja você na universidade ou já atuando como profissional. Vamos ver quais são:
1 – Crie o hábito de pensar
Procure dedicar alguns minutos de seu tempo, diariamente, para pensar e refletir sobre você mesmo, sua carreira, a empresa em que trabalha e suas relações com as pessoas que o cercam e com o planeta. Preferencialmente, estabeleça também o hábito de anotar esses pensamentos. Vale a pena escrever tudo o que vier à sua cabeça, mesmo que seja algo improvável ou que você considere insignificante. De vez em quando, releia as anotações passadas e reflita sobre elas: suas ideias continuam pertinentes? Você mudou seu jeito de pensar? Por quê?
2 – Trace seus objetivos
Já que você está com papel e caneta nas mãos, que tal fazer uma lista de seus objetivos e do que é necessário fazer ou ter para alcançá-los? Organize-se e planeje, assim, tudo fica mais fácil e lógico. Mas não queira conquistar tudo de uma só vez. Em vez disso, estabeleça metas realistas, comprometendo-se com o que é mais importante ou mais urgente.
3 – Não desperdice as oportunidades
Muitas oportunidades estão soltas por aí para o primeiro que “enxergar”. Fique atento e aberto às chances que aparecerem pela frente e tenha calma para selecioná-las. Mas não se esqueça: saber calcular riscos e avaliar as possibilidades, de modo a controlar os resultados esperados, é tão importante quanto ser corajoso!
4 – Fique atento às pessoas
Preste atenção ao seu redor. Aprenda a observar, perguntar e ouvir. Mantenha sua rede de contatos sempre atual, em constante funcionamento. Hoje, os contatos são tão importantes quanto à carteira de clientes. Por isso, vale a pena pertencer a associações e estreitar alianças com o maior número de pessoas possível, por meio de fornecedores, clientes e amigos. Então invista!
5 – Crie o hábito de ter ideias
Procure pensar em soluções completamente diferentes para os problemas e dúvidas que tiver. Para ter uma ideia, colha informações e dados a respeito do problema ou da dificuldade e anote, sempre, as soluções que forem surgindo. Fale com você mesmo sobre a ideia, pois seu subconsciente pode encontrar soluções inimagináveis e eficazes. Da mesma forma, experimente fazer seu trabalho de maneiras diferentes. Mude o jeito de encaminhar as coisas, procure alternativas para simplificar tarefas, crie novos procedimentos.
6 – Cuide da energia
Não há como utilizar seu potencial se você for uma pessoa pessimista, desorganizada, estressada, que não pratica nenhuma atividade física e que não tem uma boa alimentação. Para manter a produtividade sempre em alta, cuide de seu corpo e de sua mente. Só assim você terá muito mais disposição para dar o melhor de si.
7 – Aprenda sempre, não se limite ao que escuta entre quatro paredes
Você tem a chance de aprender coisas novas diariamente. Aproveite, pergunte, fique perto das pessoas que podem mostrar e ensinar coisas novas. Não desperdice nenhuma oportunidade para estudar, ler novos livros e fazer cursos e treinamentos.
8 – Faça multiplicadores
Sempre que puder, compartilhe seu conhecimento e ensine aos outros que compartilhar é tornar possível o sucesso de todos. Não entre em competições. Todos têm seu espaço para conquistar. Conquiste o seu e reconheça o do próximo.
9 – Exercite o pensamento positivo
Diariamente, ao despertar, tenha pensamentos positivos, algo como “hoje, apesar de tudo, serei feliz” ou “a criatividade sempre pode me ajudar a resolver problemas”. Os pensamentos que temos nos primeiros minutos do dia determinam a qualidade de 80% do restante daquele dia. Com essas atitudes simples, você poderá terminar o dia satisfeito por ter cumprido seus objetivos da melhor forma possível.
10 – Seja ético
Em qualquer situação, aja com honestidade, transparência e lisura. Assim, não há como o resultado ser negativo. Aplique as dicas em seu dia a dia e boa sorte!
Participe da Conversa