Olá, seja bem-vindo!
Quem me conhece sabe da minha paixão pelas crianças e cada vez mais eu entendo os porquês. Um deles está relacionado a criatividade de nossos pequenos amigos. Você já percebeu que para uma criança não há limites para a imaginação? Para quem tem filhos, sobrinhos, afilhados sabe que se você pedir para eles mudarem um sofá de lugar para vocês brincarem (por mais que o sofá seja 20 vezes mais pesado que a criança), eles farão de tudo e mais um pouco para conseguirem. É como diz um dos meus personagens favoritos, o Buzz Lightyear: “Ao infinito… e além”, tudo é possível.
No exemplo acima, percebam que a crença do Buzz e das crianças em seu potencial são fundamentais para o resultado. Trazendo isso para o tema de hoje “criatividade e inovação”, creio que a melhor pergunta para nossas equipes não é se somos criativos, mas como somos criativos? Ou seja, quais são a estratégias que utilizamos para despertar a criatividade.
No Coaching de Equipes utilizamos diferentes maneiras para incentivar a criatividade. Uma das ferramentas é a Estratégia de Criatividade Disney, desenvolvida por Robert Dilts, na qual ele estudou a maneira que Walt Disney fazia para ser criativo e inovador em seus projetos. De maneira resumida, Walt assumia três formas de pensar: 1) sonhadora; 2) realista e 3) crítica ao desenvolver as ideias e a efetividade do processo estava no foco dos papéis aplicados em diferentes momentos.
Pense por um instante: você já participou de reuniões onde alguém dá uma ideia e automaticamente ela é derrubada por outra pessoa? Pois então, no processo Disney isso não ocorre porque os papéis são claros. Há o momento de sonhar sem limites, o de planejar, estabelecer prazos e metas e também o de identificar possíveis falhas. Vale a pena conhecer um pouco mais o tema. Os resultados são reveladores!
Por enquanto, sugiro alguns comportamentos que certamente aumentarão o potencial inovador e criativo da sua equipe:
- Acreditar no potencial criativo de todos!
- Descansar corpo e mente.
- Ser curioso: quanto mais referências, bagagem cultural, experiências os membros da equipe tiverem, melhores serão as ideias.
- Saber ouvir e não julgar: qual é a lente que está sendo usada para enxergar? Mude as lentes e mudará a visão…
- Divertir-se!
Para mim, um dos lemas da criatividade é, sem dúvida: “Só leva a vida a sério quem tem senso de humor.”
Um abraço e até a próxima!
Participe da Conversa