O Que Charlie Chaplin Tem a Ver Com Sua Vida?
Você já assistiu a algum filme de Charlie Chaplin?
Sim!?
Então, por favor, me ajude a responder a algumas perguntas.
Quem era o diretor?
– Charlie Chaplin.
Quem era o produtor?
– Charlie Chaplin.
Quem era o roteirista?
– Charlie Chaplin.
Quem era o ator principal?
– Charlie Chaplin.
Nossa! Parece que ele fazia tudo sozinho, não é mesmo?
Só parece, pois, obviamente, ele não conseguiria fazer tudo sozinho. Mas ele assumia a responsabilidade das funções que poderiam fazer o seu filme ser um sucesso ou um fracasso. A isto, poderíamos chamar de autorresponsabilidade, ou seja, eu assumo previamente a responsabilidade de meus sucessos e fracassos, sem criar subterfúgios, sem conversinhas ou, como se diz atualmente, sem “mimimi”.
Mas vamos à pergunta-título: O que Charlie Chaplin tem a ver com sua vida?
Agora, creio que você já tenha percebido que tem tudo a ver.
Quem é o diretor em sua vida?
– Você.
Quem é o produtor em sua vida?
– Você.
Quem é o roteirista de sua vida?
– Você.
E, finalmente, quem é o ator principal de sua vida?
– Você.
Então, preste muita atenção no que vou dizer para você agora:
- Você não está contente com a direção que sua vida vem tomando? Então dirija-a de uma maneira diferente.
- Não está feliz com a maneira com que as coisas e fatos são produzidos em sua vida? Então mude a forma de produzir. Pergunte-se: o que posso produzir de diferente com meus maiores talentos e recursos?
- Não está satisfeito com o roteiro traçado? Então assuma o papel e a responsabilidade de sua própria história. Crie um roteiro mais feliz. Desenhe uma história que faça você vibrar e sentir orgulho dela.
- A forma como você age ou atua não tem graça, não tem força? Então coloque graça, força, energia em sua atuação. Lembre-se: esse poder é todo seu.
Dica: lembre-se que todo poder é autoconcedido, então, não conceda ou atribua poder excessivo – principalmente relacionado às suas emoções – a terceiros.
E para não correr o risco de falar demais, para finalizar, lembro uma frase em italiano que gosto muito:
“La vita è adesso”
Traduzindo, “a vida é agora”. A vida acontece em tempo real. Não dá tempo para longos ensaios. Enquanto você vai ensaiando, você vai vivendo, então, aproveite para se divertir no processo, no percurso e não com um suposto final feliz. Por isso, não espere para ser feliz no final do conto de fadas, escolha ser feliz agora, em toda a sua trajetória.
Gostou do artigo? Está disposto(a) a assumir o papel e a responsabilidade de sua própria história? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Valdecy Carneiro
http://valdecycarneiro.com.br/
Este texto é parte integrante do livro “Segredos da Terapia SuperBreve: Tudo o que um bom agente de mudanças aceleradas – terapeuta, coach – precisa saber”… Em breve divulgarei as condições de pré-venda.
Confira também: A Vida é Como Ricota – Qual é o Sabor da Sua Vida?
Participe da Conversa