Você já parou para pensar por que algumas pessoas conseguem modificar facilmente comportamentos e outras simplesmente desistem na primeira dificuldade? Esse é um tema que começou a chamar a minha atenção há algum tempo. Conversando com amigos e clientes, percebi que para algumas pessoas a ideia de mudança é desafiadora, algo que exige preparação, esforço e dedicação.
Mas, por que é tão desafiante mudar um comportamento? Seguindo a visão da psicologia sobre o conceito de mudança, não podemos deixar de falar da relação mente racional e mente emocional. A mente racional relaciona-se muito bem com as ideias de perfeição, de completude, daquilo que é certo e moralmente correto. Já quando falamos do corpo emocional, levamos em consideração o lado da vida que, maioria das vezes, não está em harmonia com as ideias impostas pela razão. O corpo emocional está mais relacionado ao inconsciente. Para ilustrar melhor, podemos citar o exemplo da pessoa que fuma três maços de cigarro por dia (corpo emocional), tendo total consciência (mente racional) sobre os males que o fumo lhe causa. Ou podemos citar o comportamento da pessoa consumista, que sempre quando passa ao lado de uma loja acaba gastando uma fortuna, mesmo consciente da sua falta de crédito e excesso de dívidas. Começamos a perceber que no cotidiano humano existem constantes conflitos internos entre a mente racional e a mente emocional, irracional e inconsciente. É por esse motivo, entre outros mais, que é tão desafiante mudar um comportamento da noite para o dia. A mudança em geral não é uma questão de capacidade; é quase sempre uma questão de motivação.
No Coaching trabalhamos muito com tomada de decisões e escolhas. Toda a mudança de comportamento exige uma decisão e uma escolha. Você decide o que quer mudar e escolhe colocar a sua energia e motivação na decisão.
E você, o que decide mudar?
Participe da Conversa