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Veja o que fazer depois do ensino médio

Você terminou os estudos do ensino médio e não sabe o que fazer? Descubra 5 opções para fazer depois do ensino médio, veja qual é a melhor para você e planeje seu futuro com confiança, começando HOJE mesmo!

O Que Fazer Depois do Ensino Médio: 5 Opções Para Seu Futuro

Veja o que fazer depois do ensino médio
Por Roberta De Lucca(*) para a #TMJ com a colaboração de Adriana Gomes

Você terminou os estudos e não sabe o que fazer? Confira então 5 opções sugeridas por uma especialista em carreiras

O que fazer depois do ensino médio é uma pergunta que pode ter uma resposta rápida: faculdade. Entretanto, nem todo mundo pensa em ingressar em um curso superior logo após a conclusão do ciclo de formação escolar – e os motivos podem ser vários. O #TMJ conversou com Adriana Gomes, coordenadora nacional de Carreira e Mercado da ESPM, para saber o que um adolescente pode, de fato, fazer após o ensino médio. Confira:

FACULDADE

“É o caminho mais tradicional e de maior apelo, eu diria. O desafio é escolher uma boa faculdade”, afirma Adriana. A escolha deve considerar vários fatores. O mais óbvio é optar por um curso que atenda às expectativas do estudante e, para isso, é necessário ler com atenção as informações no site da faculdade desejada para saber quais são, de fato, as disciplinas regulares e eletivas, a carga horária, o corpo docente e particularidades oferecidas pela instituição de ensino. Participar de encontros de apresentação dos cursos promovidos pela universidade é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para entender o que ela oferece.

O benefício da faculdade é que ela provê uma base acadêmica teórica que ajuda o aluno a entender o mundo e o prepara para aplicar na prática o que aprendeu.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

O Ministério da Educação oferece cursos de educação profissional técnica em diversas áreas, que podem ser consultadas no site do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. “Acho uma alternativa interessante e uma possibilidade financeira mais acessível para quem não pode pagar uma faculdade ou não quer ingressar em um curso de longa duração”.

Um curso como esse pode fornecer o conhecimento necessário para um jovem empreender ou então despertar seu interesse para se aprofundar em uma área a ponto de ele resolver ingressar em uma faculdade. Além disso, dependendo do que estudou, às vezes a pessoa pode ganhar mais do que alguém graduado. “Eu conheço pessoas que ganham mais do que médicos empreendendo em marcenaria. Os apartamentos pequenininhos têm que ter uma marcenaria específica planejada e se o profissional trabalha muito bem ele cobra e as pessoas pagam”, exemplifica Adriana.

NÃO FAZER NADA

O cenário mais crítico é não estudar e não fazer nada. “As rotinas são estruturantes na vida de qualquer pessoa e quem não tem rotina precisa ter muita autodisciplina, não?”, questiona Adriana. Se a demanda por uma rotina não vem de fora, de um comprometimento com sair de casa, ir para a instituição de ensino, interagir com as pessoas, estudar, fazer tarefas e cumprir com as obrigações estudantis, então a pessoa precisa ter muita autodisciplina para adquirir a competência do autogerenciamento. Afinal, essas habilidades são importantes para a vida em geral e o trabalho, e o estudo universitário abre esse campo.

No caso de a pessoa decidir que não quer estudar, Adriana aconselha trabalhar. O trabalho é socializador e aprende-se de qualquer maneira. A desvantagem dessa escolha é que, sem qualificação, o indivíduo fica para trás e vai perdendo assim posições na fila das promoções e da faixa salarial. Por outro lado, quem aproveita as boas oportunidades, tem interesse e se dedica, pode ser dar bem. “Muitas pessoas que não estudaram acabaram virando excelentes empresários. O que não leva a lugar nenhum é não trabalhar, não estudar e ficar só em casa fazendo nada”.

VIAGEM OU PERÍODO SABÁTICO

Quem tem condição financeira pode fazer uma viagem ou tirar um período sabático para conhecer lugares e culturas diferentes. Aqui a proposta é viajar com vontade de aprender, desenvolver um olhar de curiosidade pela história dos lugares e especialmente pela cultura e o modo de vida.

“Esse investimento é a aquisição de cultura e conhecimento. A pessoa pode conhecer outros idiomas, fazer networking mesmo com pessoas de outros países e entender como o mundo funciona. Sair da bolha, eu acho que esse é o grande aprendizado das viagens e que entra na sua bagagem pessoal”, comenta Adriana. A partir dessa experiência e das vivências que ela proporciona, podem surgir insights que permitam a pessoa identificar uma atividade na qual ela gostaria de trabalhar.

AUTOCONHECIMENTO

Independentemente da escolha entre estudar, viajar, trabalhar ou não fazer nada, investir em autoconhecimento é fundamental. Esse é um ponto importante, seja na vida acadêmica, seja na vida prática. É um investimento em benefício da reflexão para a pessoa entender seus sentimentos e emoções frente aos desafios e as oportunidades.

“Eu acho que é sempre a chance de você se conhecer um pouco melhor para que as suas escolhas futuras sejam cada vez mais adequadas àquilo que faça sentido e tenha valor para você”, diz Adriana, sugerindo buscar uma terapia com psicólogo ou profissional especializado ou um orientador de carreira bem recomendado.

(*) Roberta De Lucca é jornalista independente, com reportagens para as revistas Vida Simples, Bons Fluidos, Casa Claudia, Arquitetura e Construção. Foi freelancer fixo do Estado de São Paulo. Coordenadora da revista Informe Atacadão, publicação interna do Atacadão, a maior rede de atacados do Brasil e integrante do Grupo Carrefour Brasil.

Link original da matéria: #TMJ

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Quer saber mais o que vem depois do ensino médio e o que fazer? Então, observe bem as dicas deste artigo. Se precisar de mais orientações sobre a sua carreira, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar com você a respeito.

Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br

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Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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