O que fazer quando a Prática de Meditação Enfraquece? Desistir de Meditar ou não?
Você que me lê nesse momento, provavelmente já passou por isso, está passando nesse momento ou conhece alguém que está.
Como eu sei disso? Por que raios você iria parar para ler um texto com esse título!?
Bem, a primeira coisa que você precisa saber é que não está só. Abandonar as práticas de meditação, ou sentir que as práticas não estão consistentes como já sentiu em algum momento, ou ainda, ter a sensação de que não está conseguindo meditar como já meditou, é algo muito comum a todos os meditadores.
Quando essas situações surgem é comum começarmos a duvidar da nossa prática de meditação, dos benefícios, da nossa capacidade, e até mesmo se vale a pena continuar, então é aí que boa parte das pessoas desiste de praticar.
Mas afinal, o que fazer então quando a prática não vai assim tão bem?
A primeira coisa a fazer é tomar consciência de que é algo comum, natural, e que em um momento ou outro isso pode acontecer. Não se critique por isso.
Se você sente que sua prática está enfraquecida, ou já desistiu de praticar, então pode lançar mão de algumas estratégias para retomar suas práticas com mais consistência e fortalecê-las:
1. Adote outro horário para praticar
Fazer a prática em um horário diferente pode te ajudar a quebrar o ciclo do hábito que, por um lado pode nos ajudar a manter a prática, e por outro pode nos levar a um estado de tédio com a meditação.
2. Converse com alguém que também pratica
Pode procurar o seu instrutor, ou se não conhecer alguém próximo para conversar, pode buscar meditadores que acompanham as redes sociais de professores de meditação.
3. Faça um curso
Se você já fez um curso de meditação, esse é um bom momento para reciclar e assim conhecer novas pessoas que estão com a mesma intenção que você. Se nunca fez um curso, aproveite esse momento de enfraquecimento da prática e procure um local para isso.
4. Procure por grupos de meditação
Na Internet você vai encontrar muitas pessoas que se reúnem para meditar juntas. Medite com o grupo pelo menos uma vez na semana.
5. Leia livros sobre o assunto, assista vídeos, documentários, filmes
Todo e qualquer conteúdo que te ajude a resgatar a importância da prática.
6. Faça um retiro de meditação
Se puder ir presencialmente, melhor. Se não puder, então faça um retiro online, de poucas horas.
7. Se conecte com os valores que te levaram a começar
Por que em algum momento você decidiu praticar meditação? O que te levou a essa busca? Quais são as razões que fazem sentido para que você continue?
Espero que essas estratégias façam sentido para você e contribuam para o fortalecimento das suas práticas de meditação.
Sigamos praticando e em aceitação de todas as nossas fases, sejam elas fases de grandes motivações, ou não.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a prática da meditação, o quanto vale a pena meditar e seus benefícios antes de desistir de meditar? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Silvia Cavalaro
https://www.silviacavalaro.com.br/
Confira também: Crenças Enraizadas: O que podemos aprender com os gatos?
Participe da Conversa