O que fazer quando acabar o Ensino Médio?
Essa pergunta aparentemente simples, na realidade se desmembra em muitas outras quando, ao fim do ensino médio, o jovem se depara com o leque de possibilidades que se abre à sua frente. Isso porque a pergunta não é apenas o que fazer, mas por onde começar. E, quando então descobrir por onde começar, ir para a parte mais importante, como escolher as muitas opções do caminho escolhido:
- Curso técnico?
- Universidade?
- Emprego?
- Intercâmbio?
- Concurso público?
- Cursos livres?
Qualquer dessas opções levará nosso jovem à difícil decisão da área na qual se adaptará melhor e terá melhor chances de sucesso tendo em vista as suas aptidões, vocações e talentos.
É inevitável se deparar com esse momento.
Muitos podem pensar que essa é uma decisão simples, um momento leve, considerando apenas a idade e energia do jovem ao fim do ensino médio, porém se considerarmos todo o panorama daquele momento, veremos que tudo ajuda para que o momento seja muito mais complexo do que parece.
Com o fim do ensino médio, vem a sensação boa de ciclo concluído, mas ela não vem sozinha. Quando esse ciclo se fecha, muitas mudanças chegam em onda na vida dos jovens, como por exemplo: a separação de amigos com anos de convivência, fim de antigas rotinas, despedida da adolescência, boas brincadeiras e professores que marcaram… um verdadeiro turbilhão de emoções abraça o jovem exatamente quando ele deve fazer a escolha que, provavelmente, determinará o rumo do resto da sua vida.
O início daquela etapa excitante que está por vir, pela qual ele tanto ansiou, vem determinando o fim de tempos incríveis dos quais ele certamente preferia não se separar.
Como começar o futuro?
Os bons tempos de colégio terminaram, já não vemos mais os amigos mais chegados, antigos professores já estão ocupados com novas turmas. E aquela palavra que era conhecida à distância, subitamente se aproxima: RESPONSABILIDADE. Ela se apresenta justamente no momento da escolha do próximo passo!
O próximo passo pode determinar todo o futuro!
Embora a pressão seja grande, nada disso é ruim! As mudanças são necessárias para o crescimento e desenvolvimento daqueles jovens. Estas mudanças também trarão descobertas e despertarão a criatividade.
Aproveitar ou não o melhor do período de transição e mudanças que chega após o ensino médio, tem a ver com o apoio, suporte e orientação que o jovem receberá daqueles que estão à sua volta e de todas as informações de qualidade que ele receberá.
Um jovem com bom suporte, apoio e orientação, poderá experimentar prazerosamente a fase seguinte da vida, com realização pessoal e profissional, liberdade, independência financeira, novos amigos, viagens e experiências que o farão de fato melhor do que nos tempos de colégio, quando ele, com certeza, se achava o máximo!
Traçar novos caminhos
Seja qual for a escolha do caminho, importante mesmo é que o jovem já conheça a direção certa. É fundamental que ele saiba qual a direção que o motiva, que lhe dará as oportunidades e portas que deseja atravessar, se optar por:
- Um curso técnico que seja na área onde poderá usar os seus talentos e habilidades;
- Uma universidade que seja da carreira da sua verdadeira vocação, aquela que de fato se encaixa em seus sonhos e missões;
- Um emprego que seja em um cargo ou função que lhe permita desenvolver os seus talentos e que trabalhe com prazer;
- Um intercâmbio que seja em uma localidade afim com os seus sonhos e metas;
- Concurso público que seja em uma área em que possa trabalhar com prazer e desenvolvimento em sua área de aptidão;
- Cursos livres que sejam todos para desenvolver aptidões, motivar e promover o desenvolvimento humano.
Como escolher?
Sei que escolher uma carreira não é simples, é uma decisão que envolve uma análise cuidadosa de tudo o que se sente, pensa e sonha… envolve muita reflexão e uma boa reflexão de fato só é possível, com boa quantidade e qualidade de informações.
Normalmente, jovens são corajosos, cheios de energia e com boa disposição para mudanças, mas eles precisam de ajuda, apoio e orientação nesta reflexão. Isso porque vão precisar de alguém capaz de recolher e triar as informações a serem analisadas para gerar uma escolha acertada, que provavelmente será a fonte de energia e motivação das próximas décadas daquela vida.
Orientar e apoiar o jovem em sua escolha profissional é uma grande contribuição para escolhas acertadas que farão surgir profissionais felizes e bem-sucedidos. Além disso, empresas mais produtivas que serão capazes de gerar mais empregos em ambientes mais saudáveis.
Um dos caminhos excelentes para esta contribuição é a Orientação Profissional que busca oferecer ao jovem, informações sobre as suas habilidades, interesses, valores e outras potencialidades com o objetivo de direcionar essas características para profissões onde as suas possibilidades de realização pessoal e profissional sejam ampliadas de fato.
Futuro de sucesso
Qualquer projeto onde se pretenda sucesso exige bom planejamento, estratégias e plano de ações, e com a escolha da carreira profissional não é diferente. É preciso estar atento aos sinais das habilidades e vocação, conhecer as motivações, saber onde se pretende chegar para traçar o caminho e então dar os primeiros passos.
O ideal é que todos os jovens tenham esse suporte, apoio e orientação ao fim do ensino médio, assim poderão dar os próximos passos na direção certa, na direção do sucesso e realização que merecem!
Lembrem-se, é o talento que leva ao sucesso!
“O trabalho deve ser a manifestação natural do que naturalmente se faz bem.” (C. Jun)
Gostou do artigo? Quer saber mais o que fazer quando acabar o ensino médio? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te dar a mão e conduzir ao caminho do sucesso.
Mônica Graton
Coach vocacional e de carreira
https://www.monicagraton.com.br/
Confira também: Você tem Metas ou Intenções? Aprenda a diferença e melhore os seus resultados!
Participe da Conversa