O coração é o caminho para nossa essência. Vamos conectar com o coração e assim acessar esta inteligência na busca de uma vida de propósito?
A Coluna Papos do Coração tem trazido nos últimos artigos a abordagem HeartMath como um sistema eficaz de autorregulação psicofisiológica. Por meio de técnicas de coerência cardíaca, promovemos um estado de sincronia entre os nossos sistemas físico, mental, emocional e espiritual.
Com práticas simples de 2 minutos, pelo menos 3 vezes por dia, incrementamos a nossa coerência e podemos então desenvolver uma nova linha de base mais eficiente. Criamos assim mais saúde, resiliência, performance física e mental e harmonia nas nossas relações e interações com os desafios da vida.
E o que HeartMath tem a ver com propósito?
Há 20 anos sou orquestradora da Reserva de Ideias, uma empresa de marketing consciente que já nasceu uma rede colaborativa e com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios.
Muitas águas rolaram nesses 20 anos. E muitas equipes colaborativas fizeram parte da nossa história. Algumas pela oportunidade de negócio, mas a maioria por ressonância de propósito. De contribuir com líderes marcas e organizações na revelação e na expansão do seu papel elevado para o mundo. O papel de garantir a felicidade e o florescimento dos indivíduos que fazem parte do seu ecossistema. E a responsabilidade de fazer negócios de forma consciente, buscando assim o bem maior de todos.
E respirando propósito, encontrei no Heartmath ferramentas científicas e ao mesmo tempo completamente humanizadas. De fato, fáceis de serem inseridas com leveza na vida dos indivíduos e na cultura das organizações. Com potencial de transformar, de dentro para fora, do indivíduo para o ambiente, a forma como nos relacionamos entre nós mesmos, bem como com o mundo. E criando assim uma nova linha de base em todos os sistemas que fazemos parte: o físico (e os seus sistemas internos, como imunológico, nervoso e hormonal), o social (os nossos ambientes familiar, de trabalho), o global (o despertar do nosso papel na humanidade, o nosso senso de propósito). Coerência individual, social e global.
As técnicas do sistema HeartMath nos conectam com a Inteligência do Coração. As pesquisas do Instituto HeartMath demonstram que o coração tem células “neurais”, com inteligência e memória próprias, altamente intuitiva, que funcionam como o “cérebro do coração”.
Com as práticas regulares de coerência cardíaca, que podem ser acompanhadas pela tecnologia de biofeedback, criamos um alinhamento coerente entre coração, cérebro e corpo. E assim reduzimos o ruído mental e emociona. E acessamos esta sabedoria intuitiva, que nos conecta, ou reconecta, com a nossa essência, os nossos valores, o nosso propósito.
Quando nos referimos a nós mesmos, para onde apontamos no nosso corpo? Para o cérebro? Ou para o coração? Onde, então, pode estar a nossa essência, o nosso Ser?
Não podemos esquecer que vivemos sob “programações”: da sociedade, da educação que recebemos, da visão de mundo dos nossos familiares. Na real, quanto das nossas escolhas são as nossas mesmo ou vêm da visão de mundo de outros?
O coração é o nosso caminho para casa, para a nossa essência. O nosso propósito.
Vamos então conectar com o coração e acessar esta inteligência na busca pelo propósito?
Técnica Intuição Prática HeartMath
- Leve sua consciência para o coração ou para o centro do seu peito;
- Respire mais devagar e profundo do que o normal, imaginando o ar fluindo para dentro e para fora do seu coração. Busque um ritmo confortável para você, de forma que o tempo da inspiração e da expiração seja o mesmo;
- Ative e sinta no seu coração uma emoção regeneradora, como amor, gratidão, apreciação por algo ou alguém na sua vida;
- Quando sentir a emoção ancorar no seu coração, enquanto mantém a respiração focada no coração, pergunte ao seu coração: “Coração, qual o meu propósito? Coração, qual o melhor caminho para eu viver a minha vida com propósito? Coração, o que na minha vida eu preciso mudar para viver o meu propósito?
Para algumas pessoas pode levar um tempo para ouvir a “voz” do coração, por isso não desanime. É como aprender uma nova língua. Com prática e intenção de coração, ela passa então a fluir naturalmente na nossa vida.
Se conecte com o coração sempre que possível. Converse com ele e faça perguntas. Ele pode ser o seu melhor amigo. Receba insights e esteja aberto às sincronicidades. E aprenda a sentir no seu corpo os sinais do coração.
E então, viva com todo o coração uma vida de propósito, uma vida baseada no coração.
Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1
Confira também: Coerência de Equipes
Participe da Conversa