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O que preciso saber para me comunicar melhor nas reuniões on-line?

O trabalho de home office chegou e ficou. Será que todos estão preparados para essa nova realidade? Então como se comunicar melhor nas reuniões on-line?

O que preciso saber para me comunicar melhor nas reuniões on-line?

O que preciso saber para me comunicar melhor nas reuniões on-line?

O trabalho de home office chegou e ficou para muitas empresas, facilitando muito a vida dos seus colaboradores e profissionais que descobriram formas de relacionamentos e de negócios na mesma velocidade da evolução da tecnologia moderna.

Mas será que todos estão preparados para essa nova realidade?

Percorrendo os quatro cantos do país e alguns países da América do Sul e Europa, nas ondas da Internet, eu percebi que muitas pessoas ainda possuem dificuldade de interação com outras pessoas e com a presença no vídeo. A insegurança se tornou um dos grandes obstáculos do mundo corporativo.

Por que isso acontece, sendo que essas mesmas pessoas são presentes em redes sociais, com imagens e vídeos frequentes?

Algumas pessoas criam personagens, nas redes sociais, que não condizem com o perfil muitas vezes que desejam. Quando colocadas em xeque para demonstração do conhecimento, aptidão ou habilidades, estas se escondem. Escolhem o caminho mais fácil para expor ao público que as acompanham. Este mesmo indivíduo não consegue se dedicar e criar conteúdo para o Linkedin, Fóruns, Comunidades, dentre outros meios de discussão de ideias. Isso porque tem medo de julgamento dos demais profissionais e especialistas.

Para essa adequação tecnológica e digital, as pessoas devem entender que o ambiente mudou.

Daqui por diante, a estrutura criada para a distribuição do conteúdo, a troca de ideias, os feedbacks dos líderes, devem passar por filtros. E o principal: entendimento mútuo. Afirmo à vocês, que tudo vai depender da liberdade e da empatia criadas pela companhia e pelas pessoas que estão conectadas no ambiente virtual

A comunicação se tornou mais flexível para os colaboradores, pois a informalidade está presente no contato mais frequente on-line. Mesmo com essa interação mais dinâmica, o profissional mantém o tom de seriedade profissional, mantendo os valores e princípios das companhias. Ao mesmo tempo, a prestação de contas no quesito qualidade e produtividade nas tarefas estipuladas sendo o diferencial para a avaliação dos líderes.

A postura digital está sendo um dos critérios para as avaliações nas empresas para os colaboradores presentes e principalmente, para os novos selecionados. Isso porque durante o recrutamento, os profissionais de RH buscam os profissionais que mantém postura, presença de vídeo e qualidade no áudio. Além disso, performance corporal na câmera, raciocínio lógico nas interações e o controle de tempo nas apresentações.

A evolução das telecomunicações interfere na comunicação das pessoas no âmbito geral. Contudo, colabora para o avanço da excelência do mundo corporativo. Possibilita às empresas contarem com profissionais mais qualificados para divulgação e multiplicação dos serviços e produtos que comercializam.

Então, para não “curtir” mostrar o rostinho para as câmeras, eu digo, ADAPTE-SE!

Gostou do artigo? Quer saber mais como se comunicar melhor nas reuniões on-line? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: Por que as pessoas têm medo de falar em público?

 

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
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