O que significa pra você dizer NÃO?
Tenho feito muitos atendimentos e mentorias, e uma das queixas que ouço é sobre a dificuldade em dizer não!
O que sinto é que na maioria das vezes descobrimos o SIM para o outro e o NÃO para nós mesmos.
Mas avaliando mais profundamente as histórias e dificuldades, tem sempre um fundo de medo muitas vezes não consciente.
É muito lindo o processo de autoconhecimento onde a consciência sobre nossos principais medos nos ajuda a ter clareza dos nossos comportamentos e de como podemos lidar com eles para evoluir.
Sempre falo para meus mentorados olharem com amorosidade para seu processo de consciência e para seus medos.
Veja, por exemplo, o medo de não ser amado…imagine o que ele pode gerar?
Esse é um dos maiores medos humanos e tão comum em nós.
Às vezes por algum acontecimento na nossa infância, ou ao longo da nossa história de vida, acreditamos que devemos fazer o outro feliz para não olharmos para nossa própria felicidade.
O mais ardiloso desse comportamento, é quando nos colocamos no papel de vítima por estarmos constantemente deixando que o outro faça escolhas.
Às vezes isso pode ser tão doloroso, que pessoas não conseguem colocar simples desejos no dia a dia, alegando dificuldade em dizer não.
Por exemplo, não conseguem escolher um prato de um alimento que ama, porque prioriza a escolha do outro. Não consegue colocar uma roupa que gosta para agradar o companheiro com a roupa que ele acha mais bonita.
Passa a vida sem fazer escolhas profissionais que são o seu sonho, para alimentar o sonho de um pai, mãe, marido, esposa, filhos, líderes, amigos.
Você se identifica com alguma dessas situações?
Então, é chegada a hora de olhar para você e buscar o que te faz se anular, culpar o outro e ainda deixar de viver uma vida plena e feliz.
A sua vida não pode ser vivida por ninguém e com certeza no processo de autoconhecimento você encontrará os motivos pelos quais fez a escolha do sim para os outros, mas com certeza vai encontrar maiores motivos ainda para escolher tomar a vida nas mãos e dizer sim para você.
Claudia Vaciloto
http://www.nasala.net/
Confira também: Você se identifica com o que não é?
Participe da Conversa