fbpx

O que você pode aprender com “Guerra nas Estrelas”!

Faça ou não faça, não existe tentar fazer! Ao assumir o “fazer” você carregará suas baterias, ficando cheio de energia, com poder capaz de mover montanhas e ainda se sentir com forças no final de um estressante dia.

Mary Jo Cranmore é uma profissional multimídia que mora em Boston, produtora de vídeo, de conteúdo para projetos de Marketing, palestrante e contadora de histórias. Talentosa e bonita, ou bonita e talentosa (ficará a critério de cada leitor), teve uma sacada bastante interessante em um de seus artigos postados no site da empresa em que trabalha, a Client Cycle Marketing (www.clientcyclemarketing.com). A dica é bastante simples de entender, talvez difícil de aplicar!

O artigo já começa com um belo desafio: o que nós podemos aprender com o filme “Guerra nas Estrelas”? Você tem ideia de quais os aprendizados que o tão premiado enredo pode oferecer?

Aqueles que assistiram o filme devem se lembrar do Mestre Yoda, um personagem pelo qual a autora demonstra grande empolgação. Ao conversar com seu pupilo Luke Skywalker, o Mestre Yoda lhe ensina que é necessário limpar a mente, desaprender e aprender de novo. Luke se compromete a “tentar” fazer isso, e imediatamente é repreendido pelo Mestre, que diz: Faça ou não faça, não existe tentar fazer. Reveja a cena em:

Essa mensagem simples é o símbolo da responsabilidade individual, unidade e determinação que, pelas palavras de Mary Jo, obriga cada pessoa a ver o mundo inaugurando uma nova consciência sobre seu comportamento cotidiano. Afinal, você está “fazendo” ou “só tentando”?

Se a sua resposta for “só tentando”, então é melhor parar e repensar. Você está desperdiçando seu tempo, pois “tentar” tem um parentesco bem próximo com “estar fingindo” que quer fazer algo, mas apenas quando tudo favorece esse momento. Ao conduzir um negócio ou um trabalho, é difícil concretizar tudo o que os especialistas orientam, e então o “tentar” construirá uma consciência da dificuldade da tarefa que escolheu para empreender. O mundo fica parecendo uma subida íngreme e, se é nisso que você está focado, é isso o que vai conseguir perceber.

No entanto, é ao assumir o “fazer” que a pessoa carregará as próprias baterias, ficando cheia de energia e assumindo um poder capaz de mover montanhas – e ainda se sentir com forças no final de um estressante dia. “Fazer” é sobre alcançar progressos e construir algo onde antes nada havia. O “fazer” obriga a pessoa a executar tarefas que nunca pensou que iria ser possível, e que ainda mais se tornaram gratificantes. Surpreendentemente, o mundo começará a responder a essa determinação com “resultados”.

Como é que você poderá trocar o “tentar” pelo “fazer” em sua vida?

Tenho a mais absoluta convicção de que, cada leitor, saberá a diferença entre os dois significados e qual será o melhor modo de agir. Não precisará procurar pelo Mestre Yoda pelas ruas e nem nos confins do Universo pois, para essa questão, o melhor Mestre está lá no seu coração e na sua mente. Ele lhe mostrará o caminho da sua força pessoal por se tornar alguém que busca o “fazer” e, com isso, faz acontecer.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa