fbpx

O que você precisa saber para se dar bem em uma dinâmica de grupo

O que exatamente os recrutadores costumam avaliar em uma dinâmica de grupo e o que os candidatos devem fazer ou não para se dar bem nesses processos?

como se dar bem em uma dinâmica de grupo

O que você precisa saber para se dar bem em uma dinâmica de grupo

Orientadora de carreiras e especialista em recrutamento e seleção responde as principais perguntas sobre essa atividade muito usada em processos seletivos.

Dinâmicas de grupo em processos seletivos costumam assustar muita gente. “Não curto”, “Tenho vergonha”, “Só de ver um monte de gente já desanimo” e “Alguém sempre quer aparecer mais” foram alguns comentários que ouvimos conversando com quem já passou por esse tipo de processo.

Mas o que exatamente os recrutadores costumam avaliar em uma dinâmica e o que os candidatos devem fazer ou não para se dar bem nesses processos? Confira a seguir:

O que recrutadores costumam avaliar durante uma dinâmica? 

A escolha de dinâmicas de grupo para processos seletivos é uma forma de acelerar a seleção. Geralmente, observamos a postura, comunicação verbal, agilidade no raciocínio, capacidade de trabalhar em grupo e solucionar problemas.

Quais atitudes são bem vistas durante esse tipo de processo?

O que é bem visto é ser um dos primeiros a falar porque isso demonstra iniciativa. O legal de uma dinâmica de grupo é a pessoa conseguir demonstrar espontaneidade e segurança nas atitudes dela, porque é basicamente uma situação em que se observa comportamento.

Que dica você daria para quem vai passar por uma dinâmica?

Estar muito atento ao que está sendo proposto. Geralmente, são desafios para se trabalhar em grupo. Então, tem que ter habilidade de trabalhar em equipe, ajudar os colegas e transmitir ideias de forma clara e objetiva. A comunicação verbal acaba tendo um peso grande em dinâmicas.

Recrutadores percebem quando alguém está forçando a barra para se destacar em uma dinâmica? 

Sim, a pessoa que quer performar mais ou se sobressair sobre as outras, muitas vezes, é descartada rapidamente. Porque o que se busca não é alguém autoritário, mas sim pessoas que saibam trabalhar com times, que sejam colaborativas e que escutem as outras. Não alguém mandão e dominador.

O que o candidato nunca deve fazer em uma dinâmica?

Varia muito da dinâmica de grupo. Mas ficar por último para falar geralmente não é bem visto. Outro problema é ser autoritário: não dar oportunidades para outros falarem ou fazer críticas em excesso aos demais.

Fonte: https://www.tmjuntos.com.br

Adriana Gomes
http://www.vidaecarreira.com.br/

Confira também: Pesquisa revela que cultura da empresa pesa mais do que o salário para os brasileiros

 

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa