Quais são as características, competências, skills, ferramentas mais poderosos para a nova era de negócios?
Talvez a resposta imediata que venha à sua cabeça seja tecnologia e inovação – e eu concordo contigo, entretanto te convido a entrar em uma reflexão comigo sobre o tema.
Estamos diante da maior revolução da humanidade e o mais legal é que estamos participando diariamente dessas mudanças, uns mais ativos e outros mais passivos.
Chamo essa revolução de nova era de negócios e que é movimentada por você, eu e todas as nossas conexões seja por uma rede social um em uma conversa.
Físico ou virtual, na verdade isso pouco importa, pois o que está em discussão aqui é a interação, a comunicação, a forma, a confiança, a credibilidade, o interesse genuíno, a verdade, o amor e a empatia.
Gosto muito da frase de Simon Sinek que diz:
“100% de seus clientes são pessoas. 100% de sua equipe são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”
E aí eu te pergunto:
- Você entende de negócios?
- Você entende a nova era de negócios que está inserido?
Pois é, nem todos entendemos 100% dessa nova jornada e está tudo bem, trago neste artigo alguns pontos, que acredito, irão te ajudar a ter uma maior compreensão e assim começar a criar a visão sistêmica sobre a jornada.
Já faz alguns anos que venho estudando comportamento humano focado em relações de negócios e nessa caminhada encontro a empatia como uma das maiores alavancas para o sucesso nessas relações. Foi como despertar a convicção de que a empatia é, hoje, uma das mais relevantes habilidades sociais do ser humano e para mim maior competência do século XXI. A empatia é uma percepção social e todos nós somos gestores de percepções buscando e gerando significados.
O Autor Stephen R. Covey em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, descreve a empatia como o 5º entre os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.
E esta frase é marcante:
“Procure primeiro compreender para depois ser compreendido.”
Procurar entender o perfil comportamental, os anseios e estágio de desenvolvimento de cada pessoa que possui enorme valor no posicionamento de sua empresa, seja ela grande ou pequena.
Assim um empresário deve buscar o máximo de informações de seus clientes ativos, inativos, ex-clientes e até mesmo aquelas propostas que foram enviadas e foram rejeitadas, pois essas informações são imprescindíveis para uma boa estratégia de atração e posicionamento.
E vale aqui a dica de 2 perguntas poderosas no seu processo de reflexão, são elas:
- Como lidar melhor com o outro se eu não conheço o outro?
- Como é possível saber quais os anseios e desafios da pessoa, se eu não estou ouvindo e percebendo essa pessoa?
Aliás, uma das grandes chaves para os relacionamentos interpessoais está na comunicação eficaz e essa máxima vale para suas redes sociais.
Pois o cerne da questão aqui é como você atrai a atenção das pessoas para o seu negócio/empresa? E a resposta está em dominar a empatia em suas 3 pilares:
- Empatia cognitiva: a capacidade de compreender a perspectiva da outra pessoa;
- Empatia emocional: a capacidade de sentir o que a outra pessoa sente;
- Preocupação empática: a capacidade de sentir o que a outra pessoa precisa de você.
Quando você embarca o seu conteúdo com esses pilares, você começa a ter atenção das pessoas e automaticamente você terá a oportunidade de aprofundar sua relação e então apresentar seu serviço ou produto.
E, por fim, peço que você envolva seus seguidores e potenciais clientes em uma troca saudável e construtiva de conteúdos.
Uma frase de Confúcio é muito marcante, pois mesmo escrita há tanto tempo atrás ela se faz presente e muito atual:
“Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.”
Agora é com você.
Até o próximo artigo.
Foco, fé e ação!
Glauco Vega
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