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O Segredo da Inovação Disruptiva

Quais são os problemas que os Empreendedores têm que saber antes de se aventurarem na inovação disruptiva!

Quais são os problemas que os Empreendedores têm que saber antes de se aventurarem na inovação disruptiva!

Muito se fala em INOVAÇÃO e agora, recentemente e de forma recorrente, em DISRUPÇÃO. Palavras com conceitos distintos que juntas formam uma poderosa força que vem sendo usada para exemplificar o que fazem empresas como Uber, Netflix e Tesla.

Pois bem. Inovação disruptiva é quando se implanta um novo conceito no mercado em uma determinada indústria. São inovações que introduzem novos benefícios ao mercado, como a pretensão de serem mais simples e convenientes aos usuários, muitas vezes também oferecendo ainda menor custo.

Como tudo que é novo, é preciso formar o conceito, explorar o desconhecido, ser persistente e convencer pessoas. Ou seja, tem que ter paciência e investir muito dinheiro para isso.

E é justamente nesse sentido que eu chamo atenção para os problemas (e ou segredos) desse tipo de negócio.

Vejamos o exemplo da Tesla. Ela é a vanguarda dos carros elétricos e das iniciativas de carros sem motorista que hoje se espalham por toda a indústria automobilística. Bacana, não é? Sim, mas qual foi o preço desse pioneirismo?

Para empurrar seu plano à frente, a Tesla investiu muito, muito mesmo. Acredite, por mais simples que seja sua ideia, isso não é aventura de marinheiros de primeira viagem, ou sem muita capacidade de investimento. Esse é um tipo de negócio que em tese demora a gerar caixa e, quando gera, em muitos casos, não é suficiente para bancar a operação. Mais que isso, o investimento em P amp;D (Pesquisa e Desenvolvimento) deve ser constante.

Só para ter uma ideia, uma matéria recente da Business Insider afirmou que a Tesla gasta 18% do seu orçamento em P amp;D e, pasmem, isso é quase três vezes mais o que gasta a maior fabricante de carros tradicionais do mundo.

Portanto, para fazer inovação disruptiva é preciso ter em mente que o lucro demora, e muito, mesmo vendendo bem. E em alguns casos pode nunca chegar! Mas, ok. Decidiu entrar neste jogo de gente grande. Anote, pelo menos, sete pontos muito importantes para ter no plano:

  1. Dinheiro disponível para investir na partida e validação;
  2. Tempo e pouca pressão por resultados;
  3. P amp;D permanente;
  4. Investimento permanente;
  5. Gestão muito eficiente do caixa;
  6. Precificação correta;
  7. Marketing agressivo e força em vendas;
  8. Novos produtos e/ou features em cada pequeno ciclo.

Claro que é meio desafiador e inebriante ser visionário, ser à frente do tempo e pioneiro em qualquer indústria ou segmento. Nós empreendedores adoramos! Mas é preciso ter atenção e planejar muito para qualquer iniciativa neste sentido, antes mesmo de até pensar em começar. Eu digo sempre o seguinte: quem sai na frente tem vantagens, mas paga o preço do desbravamento. Quem vem depois pode não precisar construir novos mercados e conceitos, mas precisa ser diferente ou até melhor (se investir também!).

E dinheiro para isso? Existe investimento disponível no mercado brasileiro?  Ah, sobre isso eu comento no próximo artigo!

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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