De tempos em tempos, quando converso com as pessoas ou paro para me ouvir, percebo que temos o hábito de reclamar da vida ou carreira, buscando por culpados e não soluções. Você também faz isso?
Sabe aquela frase que diz: O inimigo mora ao lado? Pois bem, cada dia mais chego à conclusão que o seu maior inimigo é você mesmo!
Já reparou o quão críticos e duros somos conosco? Na maioria das vezes, acreditamos que quando temos sucesso com algo foi por sorte. Pensamos que primeiro a situação dará errado e não nos achamos tão repletos de dons como até nos disseram. Se algo dá errado, logo apontamos o dedo na nossa cara ou buscamos por motivos externos para sustentarmos a máxima que nada dá certo na nossa vida.
Imagine se o mundo desistisse de nós no primeiro erro? Não estamos aqui para sofrer e sim para nos desenvolver e aprendermos uns com os outros. Portanto, que tal sermos mais generosos e amáveis conosco?
Nos processos de Coaching com meus clientes, o primeiro passo que trabalhamos juntos é a autorresponsabilidade. Na sequência, o autoamor e a aceitação da pessoa incrível que é. Assumir o comando de sua história é um ato grandioso. Mas, olhando de fora, você deve pensar: Aline, mas é óbvio que temos de nos responsabilizar pelos nossos erros e acertos. Mas, na prática, sabemos que ter consciência e clareza dos passos que damos para destruir nossos sonhos é bem diferente.
Ajuste o seu olhar para inicialmente só ver oportunidades à sua frente. Isso muda completamente a forma que você enxerga à sua volta e a você mesmo.
Quando nos permitimos encarar a realidade como grandes lições e maneira de sermos ainda melhores, um novo mundo se abre para você. Será capaz de parar de sabotar o seu sucesso e sua felicidade!
Mudar o foco de nossa atenção, transforma os resultados que temos em nossa jornada. Porque você percebe qual seu papel no seu trabalho, nas relações e áreas de sua vida. Você tem atitudes muito mais assertivas e tem a clareza do que exatamente quer.
Deixar de ser seu inimigo é se libertar de fantasmas do fracasso e tudo aquilo que emocionalmente e mentalmente ocupam espaços, drenando seu potencial de brilhar. É como um grito de liberdade para sermos quem queremos ser, sem amarras e desculpas.
Cuide de você! Seja mais gentil na forma que se comunica consigo. Divirta-se mais e encane menos. Este é o primeiro passo para quebrar este padrão negativo.
Chega de guerrear internamente! Levante a bandeira branca da paz! É hora de construir pontes e não barreiras. Você é e pode ser seu melhor amigo, sua maior paixão e seu grande orgulho. Basta parar de achar que o inimigo mora ao lado.
Participe da Conversa