Ultimamente os anúncios que vemos nas mídias sociais têm me deixado preocupado. E tenho certeza que, se você também não está pensativo no tema, pelo menos achou estranho o volume de promessas, milagres e facilidades que as propagandas online nos oferecem.
Incomoda a facilidade como tudo é resolvido (ou pelo menos essa é a promessa). Coisas como: Tenha sucesso agora, cure a depressão em algumas poucas sessões, “Obrigue, sem esforço” o Universo a te dar o que você merece, construa (isso ou aquilo) facilmente, mesmo sem saber nada do tema. E por aí vai. Chego a sentir vergonha alheia.
A maioria dos anúncios é de Coaches ou empresas de Desenvolvimento Humano que, para se destacarem, jogam com o “milagre” e com as conquistas e mudanças fáceis em um ambiente já saturado de anúncios para todo e qualquer problema que venha a te afligir. E para completar e fundamentar o tema, argumentos falando que o sucesso exige mais fecham o cenário com uma cereja em cima do bolo.
O Desenvolvimento Humano não é algo que se compra com a intenção de trabalhar menos e conseguir mais uma vez que você pagou por isso.
Olhando pelo lado dos profissionais de tecnologia, isso pode ser perigoso. Acostumados a sempre render mais, entregar mais e fazer tudo com menos recursos, ao embarcar nessa onda milagreira, o mais provável é que após passar a boa energia de um discurso otimista e motivador dado por um profissional, o milagre não aconteça. Isso porque mudanças sistêmicas em nós mesmos levam tempo, demandam foco, objetivos claros, desejo de superar a si mesmo e, claro, muito trabalho.
Claro que as ideias pregadas podem ser boas. Algumas realmente são ótimas! Porém, devemos ter cuidado na hora de abrir passagem para discursos onde o simples, o tranquilo e o “sem esforço” são a base da venda de qualquer tipo de produto ou serviço.
A caminhada do autoconhecimento é dura e deve ser curtida enquanto se caminha, porque a felicidade não está na chegada, mas sim em percorrer um caminho de aprendizado diário sobre si mesmo. E isso é libertador!
Eu já deixei de atender clientes que buscavam o milagre mas encontraram um discurso de trabalho, foco e disciplina. E claro, nem todos estão no momento correto para isso. O melhor é que: OK! O tempo destas pessoas deve ser respeitado. Cada um chegará, no seu ritmo até a Luz! O mais importante é que a relação entre Coach e Coachee seja clara, de trabalho, amizade e parceria.
Se a pessoa busca algo fácil (mesmo que o resultado não seja satisfatório ao longo do tempo) e quer pagar por isso, a Internet está cheia de gente disponível para fechar negócio imediatamente. Se a pessoa busca uma compreensão melhorada de si mesma e quer trabalhar para atingir seus objetivos de maneira saudável e sólida, então ela está pronta para um processo de Coaching.
Desta forma o sucesso exige, sim, mais de você. Mas antes que isso te leve mais para baixo por uma pressão por resultados que você ainda não esteja preparado para obter, pense que o Sucesso é ser feliz consigo mesmo, de forma leve e agradável. O Sucesso tem que trazer equilíbrio para a sua vida e harmonia na sua relação com as pessoas ao seu redor e consigo mesmo. Quando você perceber que isso está acontecendo, você já estará bem encaminhado e com um destino certo para chegar na sua verdadeira essência.
Plante amor, trabalhe e colha ótimos frutos!
Até a próxima!
Participe da Conversa