Onde Você está colocando o SEU FOCO?
Foco é um substantivo masculino que significa nitidez, um ponto de convergência e um alvo claro.
Se você almeja ter sucesso, mas foca nos erros, nas rasteiras que leva na vida, nas decepções, como irá focar no que realmente lhe interessa?
O foco é a capacidade de manter a atenção em algo. Para que você possa manter o foco, abstrair-se das distrações e exercitar o autocontrole, se torna fundamental para não sair dos trilhos.
Ter o equilíbrio entre o poder mental e emocional é como manter o trem nos trilhos, sem se distrair com o que não lhe interessa!
Se o trem permanece neles, ele progride até o seu destino. Da mesma forma, se a sua atenção estiver focada nas tarefas que precisa executar para conquistar o que se almeja, então irá progredir até conquistar o seu objetivo.
E quando falo de objetivos eles podem ser diversos. No campo profissional um dos objetivos mais comuns é ter sucesso. E sucesso é algo relativo!
Nem todos os profissionais têm uma carreira definida e sabem onde querem chegar, e está tudo bem também! Não se cobre demais, cada um tem o seu momento e o seu tempo.
Nesse caso acima, o sucesso pode ser quando conseguir identificar qual é a sua grande paixão profissional e onde quer chegar.
Outros já sabem muito bem onde querem estar daqui a alguns anos e qual é o seu grande sonho de carreira. E podem contabilizar o sucesso a cada promoção recebida, problema resolvido, cliente satisfeito, curso realizado que lhe ajudará a chegar mais longe…
De fato, somente Você pode definir o seu significado de sucesso e o seu objetivo profissional.
Eu, como coach de carreira, posso lhe ajudar a fazer conexões, lhe ajudar nas suas descobertas, autoconhecimento, mas somente você é responsável por decidir o que quer para si e o que deseja trilhar!
Ter uma visão ampla entre o passado e o futuro, facilita gerir os seus objetivos profissionais e a sua carreira.
O profissional de ontem, certamente não é mais o mesmo profissional de hoje e não será o mesmo amanhã!
A cada dia vivencia novas experiências que o transforma, renova, e faz com que ele se desenvolva. Às vezes essa mudança pode ser sutil ou mais consistente, depende de como o impactou, depende dos objetivos, das crenças, dos valores, das pessoas envolvidas, do cenário…
O fato é que a relação entre os seres e o contexto no qual estão inseridos favorecem o desenvolvimento humano.
Ter uma visão clara de onde está, aonde quer chegar, em quanto tempo deseja, e como agir, possibilita um planejamento e acompanhamento mais concreto.
O ponto é que nem sempre o seu planejamento é linear! E isso é previsível…
Os imprevistos, os planos dos outros, os riscos, os desvios, atitudes erradas, podem alterar os seus resultados.
E riscos acontecem, projetos falham, e está tudo bem! Desde que siga o próximo passo rapidamente, mudando a sua rota, as suas atitudes, os seus pensamentos, os seus sentimentos… Sem desviar do seu objetivo principal.
É importante conhecer e reconhecer a sua capacidade profissional, os seus pontos de melhoria, onde falhou, o quanto dependeu de você e do outro. O que depende de ti é possível melhorar, já o que depende do outro, depende dele querer, essa mudança não lhe cabe.
Mudanças podem gerar angústia, desconforto e medo também, mas são importantes para o crescimento profissional. São oportunidades de colher novos resultados!
Aprenda, faça os ajustes necessários, sorria e continue!
Estabeleça grandes aspirações, siga com energia, motivação e curta a caminhada. Não se apegue apenas no futuro, viva o momento, cada etapa do processo. E quando atingir o seu objetivo, busque desafios ainda maiores!
Gostou do artigo? Quer saber mais como manter o foco naquilo que realmente importa e interessa? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: O EGO esbarrando no seu desenvolvimento profissional…
Participe da Conversa