Oratória é um dos temas mais procurados pelos profissionais que buscam ascensão na empresa e, como objetivo, se tornarem líderes ou executivos de renomes no mundo corporativo.
Todo executivo adquire com a carreira a versatilidade de encontrar as melhores estratégias para alavancarem as vendas, os negócios, a inovação, dentre outros pontos fundamentais para a companhia se manter em expansão contínua perante o ramo de atividade.
Esses mesmos profissionais aprimoram-se em processos internos e externos, aplicam as metodologias mais eficazes e alternam certificações de diferentes órgãos para que os colaboradores sigam e exerçam com mais facilidade o que foi planejado ou definido.
E diante de todo o conhecimento teórico surge a maior dificuldade na carreira executiva; a multiplicação do conteúdo e a comunicação do novo método ou do novo caminho que a empresa trilhará a partir de um novo ciclo.
A oratória é um desafio para líderes e executivos atuais, pois nem sempre o profissional encontra a fórmula certa de informar ou transmitir a mensagem que tanto deseja.
Saber falar em público é a principal característica do executivo moderno. A essência para uma oratória excelente é a empatia das partes e o aumento da credibilidade do profissional, quando à frente do seu interlocutor.
Não é simples encarar uma plateia, uma sala de conselheiros do corpo diretivo de uma organização, defender o plano de negócios de uma companhia, negociar com empresários o contrato que renderá cifras financeiras para a empresa, dentre outras benfeitorias, que as palavras podem trazer para o executivo.
A oratória é a ferramenta ideal para disseminar todo o conhecimento e as experiências adquiridas com o tempo de gestão profissional.
Para alcançar o êxito de sua apresentação ou negociação, o executivo deve se planejar com todos os recursos necessários e com o passo a passo do conteúdo que deseja transmitir.
A chave do discurso é justamente entender o que o público-alvo espera de você. É se colocar no lugar do outro e repetir incansavelmente a mensagem até se convencer do que será passado.
O foco da apresentação deve acrescentar ou gerar mudanças de atitudes no receptor. E, o principal, garantir que tudo o que informado tenha alcançado o grau máximo do entendimento. Desta maneira, a multiplicação do conteúdo para outras pessoas que precisam das novas informações.
Convencer não é se impor, mas é sempre identificar o resultado com todas as variáveis possíveis. Assim o tempo é aproveitado por completo e a apresentação se torna relevante.
Então, use sempre a naturalidade e olhe para as pessoas, extraindo delas o que elas possuem de melhor. Deste modo, o executivo aumentará a autoridade e o respeito, pois transmitiu veracidade. E, ainda, se integrou com a sua equipe ou pares, fortalecendo o laço de confiança entre todos da corporação.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
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