Quantos de nós é que conhece alguém que NUNCA tenha feito dieta pelo menos UMA vez na vida?
E se pensarmos apenas nas Mulheres que conhecemos. Conhece alguma Mulher perto de si que nunca tenha feito pelo menos uma tentativa de emagrecimento ou de melhorar o seu corpo?
Pois bem, os números falam por si… Estudos apontam para que em média uma Mulher de 40 anos já tenha feito mais de 20 dietas ao longo da sua vida! Ainda é mais assustador pensar, quantos mais anos essa mesma Mulher vai continuar obcecada com o seu corpo, com o espelho, com o que come e nos minutos, horas que diariamente perde a não desfrutar verdadeiramente de Si!
Já falei em artigos anteriores, de como sobreviver à época Natalícia, de como distinguir Fome Fisiológica da Fome Emocional e neste artigo, trago os erros mais comuns que encontro em consultório e que sabotam totalmente um programa de Emagrecimento.
Das centenas de pacientes que já passaram pelo meu consultório, a grande maioria alcançou os objetivos definidos, alcançou uma maior harmonia e bem-estar, no entanto havia outros que desistiam no meio do processo ou que simplesmente não estavam atingindo o que desejavam. De todos esses meus pacientes percebi o que havia em comum: 3 Grandes erros que após ultrapassados, tudo ficava bem diferente!
1º Erro: NÃO DEFINIR UM OBJETIVO
Para o inicio de qualquer processo de transformação comportamental é fundamental delinear um fio condutor, ou seja definir o que quer atingir, quando vai ocorrer e o que é necessário para que isso aconteça. Quantas coisas já não deixou de fazer, com a desculpa de “Nunca pensei muito nisso”? Quando em consulta pergunto “Qual o seu Objetivo?” Tantas são as vezes em que a resposta é “Não sei!”, “Ainda não tinha pensado nisso” ou então a típica “Perder peso, claro!!”.
Bom, nenhuma das respostas define um Objetivo.
Se neste momento decidiu mudar verdadeiramente a sua vida e dar um rumo novo à sua alimentação, ao seu peso e ao seu estilo de Vida, então o primeiro passo é definir um Objetivo, que vai ser o ponto de partida para uma Vida Nova e para ganhar ainda mais Motivação! Pois a motivação tem a ver, também, com ter vários Motivos para atingir um determinado Objetivo.
Siga os seguintes passos e Defina o seu ponto de partida neste momento:
- O Objetivo deve ser sempre Positivo! (Em vez de “Perder peso”, coloque o peso que deseja atingir)
- O Objetivo deve ter Data (Em vez de “daqui a 1 mês”, coloque o dia/mês/ano específicos)
- O Objetivo deve ser Realista (Atenção ao “Perder 10 kg numa semana, que não é de todo real)
- O Objetivo deve depender de Si (Atenção ao “Para caber no Biquini”)
2º Erro: NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADE
As visitas ao Nutricionista, ainda são muito comparadas como uma ida ao médico, ou seja, que basta ir ao consultório, sair com a receita de emagrecimento e mesmo não cumprindo em 50%, que irá emagrecer instantaneamente. Ou então, que tomando um suplemento que isso será o suficiente para emagrecer.
Quantas são as vezes, que em primeiras consultas os meus pacientes relatam que não percebem como não emagreceram tomando todos os suplementos no mercado, muitas vezes tomando mais dose do que o recomendando, porque se a recomendação são 2 comprimidos ao dia, tomando 4 terá o dobro do efeito!
Pois bem, essa é outra Grande novidade que dou a quem me procura, é que não existe a pilula milagrosa e que o Sucesso para um emagrecimento Saudável e rápido, reside no SEU interior, nas suas Convicções, na sua Motivação. E o primeiro Grande passo para a Mudança é assumir a sua responsabilidade, pois Você é parte integrante e Fundamental em todo o processo. Não tenha medo de se assumir e de fazer diferente, pois só desse modo também terá resultados Diferentes!
3º Erro: ACREDITAR QUE PODE VOLTAR A COMER IGUAL
Este é outro dos grandes erros de quem inicia uma Dieta, pois inicia logo com um principio menos correto, que é o de assim que chegar ao peso desejado, já pode voltar a comer pão de queijo, ou picanha com arroz e feijão à vontade!! Desse modo, todo o trabalho de meses terá sido totalmente em vão e aos poucos e poucos, o peso vai voltar a aparecer e o ciclo recomeça.
Efetivamente o estômago é um órgão semelhante a 1 balão, ou seja, tem capacidade de distender e encolher e quando há alteração de hábitos alimentares, tanto na qualidade, como na quantidade, o estômago é um dos primeiros órgãos a beneficiar com essas alterações, especificamente ao nível da digestão e da saciedade. No entanto, ao voltar aos poucos ao estilo de alimentação que tinha anteriormente, o estomago vai voltar de novo a distender e claro que naturalmente as quantidades para sentir a mesma saciedade, terão de ser maiores. Assim, estará regressando aos antigos hábitos alimentares e com isso o aumento de peso também.
Para uma Mudança sustentada de comportamento, o primeiro passo será alterar as suas crenças, acreditar que vai conseguir, que emagrecer e Ser Saudável não é sinônimo de passar fome ou de comer comida sem graça, que Ser Saudável é bem mais do que ter um corpo Fit, mas é também ter uma Mente Fit! É comer com muito mais variedade e cor do que antes, é poder desfrutar da alimentação e de novos alimentos e passar a dizer SIM à Vida!
Então, se neste momento fizer sentido para Você, sugiro pegar um papel e uma caneta e parar durante 5 minutos para responder:
- Qual o seu Objetivo? Positivo, real, com data e que dependa apenas de Você;
- Quais os 7 motivos pelos quais quer atingir esse Objetivo?
- O que de melhor poderia acontecer na Sua Vida assim que atingisse o seu Objetivo?
- O que se compromete a fazer de Diferente Hoje? Esta semana? Este mês?
- Quais os 7 Novos hábitos alimentares que vai passar a adotar?
Desse modo estará a ultrapassando totalmente as barreiras e a não cair nos 3 erros que sabotam qualquer programa de Emagrecimento. Estará fazendo diferente e os resultados irão chegar bem mais rápido!
Participe da Conversa