Você conhece aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”? Principalmente quando se trata de excelência no atendimento ao cliente esta é uma das máximas mais verdadeiras.
Por natureza as pessoas julgam umas as outras no primeiro momento, então causar uma boa impressão logo no primeiro contato pode facilitar a relação com o cliente e as pessoas que você interage.
A imagem de um atendimento é formada gradativamente em 4 momentos: o contato visual, o acolhimento, a interação e o pós vendas. Neste e nos próximos artigos falaremos de cada um deles com dicas importantes.
O primeiro é o contato visual fase em que as pessoas ainda não interagiram, mas mesmo que à distância visualizaram o cliente. Neste instante, inconscientemente, o cliente começa a formar um julgamento em relação ao atendimento que será confirmado ou mudará a medida que o atendimento for acontecendo.
Esta é a etapa onde a imagem conta bastante, então, a forma como você se veste e seu asseio pessoal é fundamental para a imagem que será transmitida ao cliente, assim, é essencial tomar certos cuidados. Há algumas dicas que valem para os homens e mulheres e outras que são específicas. Vamos conhecê-las:
Abaixo algumas dicas para os HOMENS:
O QUE FAZER | O QUE EVITAR |
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E agora para as MULHERES:
O QUE FAZER | O QUE EVITAR |
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Além das dicas passadas verifique se há alguma determinação da empresa em relação a regras de etiqueta. É preciso compreender que no ambiente profissional existem certas premissas, padrões que devem ser seguidos.
A apresentação pessoal faz parte da comunicação e deve ser planejada antes do contato inicial. A imagem pessoal terá relevância não somente para seu cliente, mas para as pessoas que você interage dentro da organização e apesar de não ser o único fator podem influenciar no julgamento das pessoas em relação a você.
Depois destas dicas você pode me perguntar, mas e quando o atendimento é feito pelo telefone? Neste caso você tem um fator a menos para causar a boa impressão ao cliente, assim, é importante caprichar nas outras, como por exemplo, na comunicação mostrando através da voz segurança no que você fala. Também deve garantir um excelente acolhimento, interação e pós-vendas, mas isso é conversa para os próximos artigos. Aguardem!
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