“Se você sabe remar um barco, você rema qualquer barco. Se você não sabe remar, mudar de barco não vai ajudar”
(Sri Sri Ravi Shankar)
Para você é um desafio começar um novo relacionamento ou amizade?
Caso afirmativo, imagino o sofrimento que isso te causa, pois somos seres sociais, precisamos interagir com o outro para uma vida prazerosa. E quando não sabemos o que e como fazer numa relação, parece que tudo fica mais complicado!
Não sou fã das fórmulas, nem dos passos a passos quando se trata de autoconhecimento e desenvolvimento, porém quando vi a fórmula da amizade (abaixo) no livro “Manual da persuasão do FBI” do PhD Jack Schafer e PhD Marvin Karlins, fiquei surpresa ao perceber que esses quatro pilares: proximidade, frequência, duração e intensidade realmente são essenciais dentro de qualquer tipo de relacionamento.
Vamos conhecer a fórmula que facilita a fluidez dos seus relacionamentos ou afastar quem não proporciona bem-estar.
Amizade = Proximidade + Frequência + Duração + Intensidade
Proximidade
É a distância entre você e outro indivíduo e sua exposição a esse indivíduo com o passar do tempo. Se quer iniciar algum tipo de relacionamento, você precisa se mostrar presente, estar na mira daquela pessoa para que esta sinta a sua presença e quem sabe perceber o seu interesse em se aproximar.
Frequência
É o número de contatos que você tem com outro indivíduo. Quanto mais presente, mais familiaridade e confiança a pessoa tem para se abrir e compartilhar algo com você.
Duração
É a quantidade de tempo que se passa com outro indivíduo. Quanto maior o tempo, mais influência você pode exercer sobre ele. A duração pode ser definida de acordo com a frequência e o motivo de estar juntos. Um casal no início do relacionamento sente necessidade de ficarem juntos por um bom tempo, ainda que se vejam todos os dias, comparado a pessoas que trabalham juntas, não precisam de um tempo tão grande assim.
Intensidade
É o quão fortemente você é capaz de satisfazer as necessidades psicológicas e/ou físicas de outra pessoa por meio de comportamentos verbais e não verbais. Nesse pilar a nossa curiosidade é maior para conhecer o outro e nos encontros aprofundamos as conversas e vamos permitindo que o outro conheça a nossa visão de mundo e quem somos.
Talvez, o seu desejo seja atrair pessoas que agregam e afastar aquelas que só “atrasam” a sua vida. Lembre-se que cada pessoa tem um papel importante, podemos aprender muito com quem pensa diferente de nós, entretanto, se existe pessoas que te prejudicam é só exercitar uma ação contrária do que os pilares acima descrevem. Tirar ou diminuir alguns comportamentos de cada pilar irá impactar e a relação não será mais a mesma, então você pode gerar novas oportunidades de relacionamentos saudáveis e prósperos.
Espero ter contribuído!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa