Os 7 Chakras do Corpo: Entenda a localização e as suas funções
Hoje vamos falar sobre os 7 (sete) principais chakras do corpo, seus nomes, localização e funções, mas para começar pergunto:
Você sabe o que são chakras?
“A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro ou plexo. Os chakras são vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Cada chakra possui significado, cor, mantra e elemento específicos, que estimulam seu movimento. Estão associados às glândulas e funcionam como centros de captação e distribuição de energia.” (Instituto Luz)
Os 7 (sete) principais chakras localizam-se na a coluna vertebral desde a sua base até o alto da cabeça. Cada um deles corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano.
Num corpo saudável, os chakras giram ininterruptamente em grande velocidade, permitindo assim que a energia vital, de fato, flua por meio do sistema endócrino. Contudo, se um deles começa a diminuir a sua velocidade, o fluxo de energia fica bloqueado ou inibido, resultando assim no envelhecimento ou até mesmo em doença.
Conheça abaixo os nomes, as principais características, funções e localização dos 7 (sete) chakras principais:
Chakra Coronário
Chakra Coronário está localizado na moleira, no alto da cabeça. Está relacionada com a glândula pineal.
- Cor: Violeta
- Função: uma das mais importantes é vitalizar o cérebro, que consome muita energia “alimentando” os neurônios. Regem a troca de energia com o Universo, consciência cósmica, espiritualidade, integração cósmica e consciência pura.
Chakra Frontal
O Chakra frontal está localizado entre as sobrancelhas, está relacionado à glândula hipófise.
- Cor: Anil
- Função: vitaliza a região dos olhos, visão e nariz. Desenvolve a clarividência. Este é o chakra do conhecimento, responsável pela atenção, força de vontade, poder de raciocínio, síntese e interesse pelo novo. Quando em equilíbrio, a pessoa então sente-se encaixada no aqui e agora e tem a intelectualidade equilibrada. Quando em desequilíbrio, causa intelectualismo frio, ego exagerado, apego aos estudos etc. Pode causar problemas de rinite e visão.
Chakra Laríngeo
O Chakra Laríngeo fica na base do pescoço e está relacionada à glândula tiroide.
- Cor: azul
- Função: Rege a expressão verbal e corporal, a criatividade, comunicação, fluência e a realização profissional. Quando está em desequilíbrio, causa medo de se expor, falta de maturidade para conviver com críticas externas e problemas físicos com a boca, faringe e laringe. Ele está, constantemente, sobrecarregado porque, por meio da palavra, expressamos energias nem sempre positivas de nossa mente e coração.
Chakra Cardíaco
O Chakra Cardíaco fica no centro do peito, próximo ao coração e está relacionada à glândula timo. Vitaliza toda a área cardiorrespiratória.
- Cor: verde
- Função: rege as trocas afetivas, compaixão, alegria, sentimentos nobres, educando nossas emoções. Em desequilíbrio, causa rancor, egoísmo, dificuldade em perdoar, inibe as relações afetivas, bem como pode causar problemas cardíacos e imunológicos. O que mais enfraquece este chakra é a magoa e os ressentimentos. Fortaleça-o com boas risadas, amor e alegria.
Chakra Umbilical
O Chakra Umbilical fica 3 cm acima do umbigo e está relacionado com o pâncreas. Vitaliza todo o sistema digestivo
- Cor: amarelo
- Função: é considerado o chakra central e é responsável pelo equilíbrio e distribuição de energia para todo o sistema, bem como pelo equilíbrio entre mente e corpo. Ele está relacionado com as emoções mais densas e inferiores, como por exemplo os desejos, preocupações, agressividade, raiva e etc. Em desequilíbrio, pode causar úlceras e gastrites, além de disfunções psicológicas, como o medo de agir e a indecisão. É muito sensível às energias negativas de ambientes e pessoas.
Chakra Sacro
O Chakra Sacro fica na região pubiana e está relacionado às glândulas sexuais, vitalizando assim a sexualidade e atraindo o sexo oposto.
- Cor: laranja
- Função: Está ligado à reprodução humana, criatividade e poder de criação. Quando em equilíbrio, então causa harmonia da essência vital, das sensações e do prazer físico e sexual. Em desequilíbrio provoca medo da troca sexual, repressão dos instintos, vergonha do corpo, bem como a falta de autoaceitação.
Chakra Básico
O Chakra Básico fica na região do períneo e a sua boca está voltada para o chão. Está relacionado às glândulas suprarrenais, que vitalizam o corpo físico.
- Cor: vermelho
- Função: quando em equilíbrio, ele traz vontade de viver, ânimo para concretizar as coisas no mundo material. Nos faz sentir confortável no plano físico, nos aterra, nos ajusta no dia-a-dia e na sociedade. Em desequilíbrio pode ocasionar medo de viver, falta de disposição, alienação ou extremo apego às coisas matérias ou dificuldades de lidar com elas.
A melhor maneira para estimular e manter os nossos 7 (sete) chakras sempre equilibrados é buscar o crescimento interior, a positividade e a alegria.
Quer saber mais sobre o trabalho de Franco Guizzetti?
Orientação Pessoal, Tarot, Feng Shui, Hipnoterapia e Coaching Holístico? Valores dos Atendimentos? Então envie um e-mail para franco.guizzetti@terra.com.br.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre chakras, nomes, características, funções e como manter sempre equilibrados? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Franco Guizzetti
http://www.almaserena.com.br
Referência: Instituto Luz
Confira também: Feng Shui: Traga Boas Energias em seu local de trabalho cuidando do Home Office e mesa de trabalho
Participe da Conversa