Os 7 Erros Mais Comuns Dos Líderes
Do que adianta um bom plano de ação, se não o executamos corretamente? Ou do que vale querer ter energia para fazer acontecer, sem saber para onde ir? Eis o grande dilema. Se você coloca foco apenas no operacional, quem está cuidando do seu negócio, empresa ou área? Mas se só ficar mirando o horizonte, pode tropeçar no agora e vacilar.
São perguntas como esta que nos fazem refletir no grande desafio como líder de criar bons planejamentos. Num contexto VUCA, com inúmeras variáveis e incertezas que vivemos, como desenhar o futuro? Neste ecossistema de aprendizado, bora trocar sobre os erros mais comuns que nós líderes cometemos.
1. Como o futuro é incerto, melhor não fazer e vivenciar cada mês. Será?
Hoje os planejamentos são mais curtos, assertivos. Ao invés de 1 ano, construa algo que seja para 3 meses. Planejamento é algo vivo, em constante mudança, mas não fazer é o grande vacilo que podemos cometer. Certamente, não terá um norte para as equipes e isso pode desengajar.
2. Construir o planejamento sozinho.
“Eu sou o líder da área e faço como entender”. Jogar o jogo sozinho, fará o tombo ser grande. Fica a dica. Compartilhe com seu time esta responsabilidade. Todos podem colaborar, dar ideias de fato. Seu time visualiza no dia a dia, os processos, a voz do cliente, as principais dores e com certeza, possuem soluções.
3. Os silos são formados e os líderes não se falam. Mas todos queremos fazer a empresa crescer.
Claro, mas com qual caminho? Todos querem marcar o gol, mas visualiza o local da trave em lugares diferentes: resultado, ao invés de construir junto, cada um vai para o seu lado. Os líderes precisam juntos construir o planejamento. Trocar percepções, boas práticas, caminhos.
4. Áreas que não visualizam como contribuem para o negócio.
“Sou uma área suporte, não vendo diretamente, não consigo entregar o resultado”. Todas as áreas da empresa, não importa o tamanho, são essenciais para o propósito se desenvolver. A contribuição financeira vem de todos. Busque se perguntar: como contribuo para o crescimento do negócio? Qual é o meu papel de fato? E deixar claro isso para o time é essencial. Gera assim motivação.
5. O planejamento está lindo no papel e nas apresentações. Mas, nada sai do lugar.
Que tal colocar foco nos primeiros 100 dias? Isso apoia a aterrissar, gerar clareza e traçar ações do dia a dia para todos entrarem em ação.
6. Só olhar para dentro de casa.
Amplie sua visão. Observe outros mercados, modelos do seu segmento ou de outros, assim insights e boas ideias podem surgir.
7. Não sabe por onde começar? Peça ajuda!
Para seu time, pares, gestores, mentores. Um erro que cometemos é não trocar ideias no dia a dia. Errar faz parte do processo de crescimento. Chega de ser a pessoa super poderosa, está tudo bem ser vulnerável. O grande líder não é o que tem todas as respostas, mas sabe ouvir e trazer o melhor de cada um, na construção de um grande sonho.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os erros mais comuns dos líderes? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/
Confira também: A coragem de ser vulnerável
Participe da Conversa