Vamos começar a dar algumas dicas de como “eliminar” despesas que às vezes nem percebemos. Faço uma pergunta e até um desafio: quem sabe quanto paga por mês de tarifas bancárias? Vale a pena analisar seu extrato mensal todos os meses e começar a se familiarizar com termos e valores, tais como tarifa de pacote de serviços, tarifa de serviços fora de seu pacote, IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, IOF Adicional – automático, juros do saldo utilizado até limite (período) etc. Reserve um tempo para questionar o seu gerente se tiver dúvidas. Ele está lá para esclarecê-las. Talvez seu pacote de serviços não seja o mais adequado para o seu perfil, talvez você faça muitos saques, envie muitos DOCs, TEDs etc. Procure entender sua realidade financeira e, a partir daí, adequar seu perfil às suas necessidades de movimentações bancárias.
Vamos falar também dos cartões de crédito. Você confere seu extrato mensalmente? Confira antes de pagar, veja o que gastou, veja o que foi necessidade e o que foi desejo. Tente deixar para comprar no cartão só os desejos (sob controle, claro!), pois as necessidades devem sair de seu dinheiro do dia a dia. Pode ser que existam compras/débitos que você ainda não tenha conhecimento! Depois que o pagamento da fatura é feito, é muito difícil você recuperar o dinheiro, porque é você que tem que provar que não fez aquele gasto. Peça o serviço de alerta de cartões. Alguns Bancos têm e geralmente faz parte de um pacote de serviços. Você é avisado de todas as compras que fez, o valor e em qual estabelecimento. Pagar seu cartão em parcelas? Nem pensar, veja os juros! É um dos mais caros do mercado.
Outra dica: nunca pague anuidade de cartão de crédito! Eles já ganham muito até repassarem o dinheiro para os estabelecimentos e cobram juros pela utilização do serviço. Então porque você tem que pagar também? Fale que você vai cancelar o cartão e tenha certeza que conseguirá outro cartão em outro Banco com anuidade gratuita.
No nosso próximo post, vamos explorar mais o universo dos bancos e suas armadilhas.
Até o próximo encontro!
Beth Kassis
Participe da Conversa