Os Caminhos para o Fracasso
“Há 3 caminhos para o fracasso: Não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora”. (Beda)
Temos também outro ponto ligado ao julgamento do fracasso. As pessoas que acreditam em traços imutáveis, com mindset fixo, e estão sempre achando que correm o risco de serem avaliadas como indivíduos sem sucesso.
Por mais inteligentes ou talentosos que sejamos, essa atitude de fato nos incapacita para o uso de nossos recursos de reação, agindo como fator limitante da expansão de nossas capacidades.
Quando acreditamos que nossas qualidades básicas podem ser desenvolvidas, por mais que os fracassos possam ser dolorosos, não nos sentimos “definidos” por eles. E, se é possível expandir as capacidades, então temos muitos caminhos para o sucesso.
Para trilhar esse caminho de sucesso e usar a inteligência comunicacional, vai ser necessário não usarmos deduções sobre nós mesmos e dos outros. Porque as deduções se referem a interpretações e conclusões que tiramos do que achamos, estamos vendo ou ouvindo.
De outra maneira, se usarmos descrições para percebermos a nós mesmos e as outras pessoas, estaremos relatando o que ocorreu, sem incorrer no julgamento que simplesmente surge de uma formação pessoal de referências ou sistemas de valores, sendo que a descrição é (tanto quanto possível), um relato neutro.
Plante hoje aquilo que você quer colher amanhã, sejam eles bons ou maus frutos, aí só depende de você.
E então? Bora treinar!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre inteligência comunicacional e os caminhos para o sucesso? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Cynthia Ayres de Abreu
https://www.linkedin.com/in/cynthia-ayres-de-abreu/
cynthia.ayres@blc.net.br
Confira também:
Quer ser como a Alexa ou o Astro? Ou desenvolver suas capacidades humanas?
Por que a Inteligência Comunicacional desenvolve (de fato) o seu Mindset?
Participe da Conversa