
Padrões de pensamento: Como assumir o controle dos problemas?
“Mude a sua maneira de pensar e mude a sua vida” (William James)
Problemas, vivemos com eles até o ponto que não conseguimos mais suportá-los. Com frequência enfrentamos a frustação, dor e mágoa. Então pense, como seria assumir o controle?
A única pessoa que pode fazer isso é você.
O início desse hábito de assumir o controle da sua vida é iniciar pelos pensamentos e sentimentos que frequentemente estão moldando os seus comportamentos. Portanto, primeiro é necessário reeducar conscientemente o que tem alimentado a sua mente.
Imagine uma pessoa que sofreu uma lesão e teve que passar por sessões de fisioterapia. Durante as sessões foi uma reeducação do movimento corporal. Evidenciou à mente que, o que antes estava limitado pela lesão, estava assim tornando-se possível realizar os movimentos novamente. Desse modo, sessão após sessão, essa repetição fortaleceu o pensamento e condicionamento.
Acima citei um único exemplo, contudo imagine quantas situações inconscientes que se condicionam sem compreender as consequências das conexões de pensamento, emoção e comportamento?
O cérebro é um mecanismo operado pela “programação” que envia para ele. A partir de um comando claro que define, ele organizará o comportamento inconsciente para então atingir o que programou. A repetição dará assim, automaticamente, feedbacks de como encontra-se no rumo que direcionou.
Os mais conhecidos mecanismos programados são as reações de “lutar e fugir”. Comportamentos cujo condicionamento de pensamentos é progredir e superar ou então regredir e levar à submissão. Apesar de ter capacidade para ambos os comportamentos, a tendência é seguir o hábito rotineiro.
Somente quando somos muito perturbados pela dor, interferimos nesse ciclo vicioso de pensamento e comportamento, criando assim uma nova maneira de realizar. Para isso, a paciência e a repetição são necessárias.
Como programar uma nova maneira de conduzir a sua vida e assumir o controle:
- Tenha consciência do que está no comando da sua vida, os seus pensamentos frequentes, valores e o que é importante;
- Quando vierem os pensamentos habituais limitadores, mude para os pensamentos que deseja e observe a sua reação física/emocional;
- Tome atitude, o que gostaria de fazer e comece. Lembre-se: o segredo é a repetição;
- Alimentar a sua mente com imagens, sons, sensações e pensamentos é a maneira de tornar-se consciente e confiante no caminho.
A mente é um mecanismo capaz de organizar, equilibrar, espelhar, modificar e fortalecer. Perceba que o quanto antes programá-la de maneira consciente, mais rápido sairá do estímulo por dor. E assim, lutar pelo o que é importante para você.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os padrões de pensamento e como assumir o controle? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Grande abraço,
Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/
Confira também: Como está sua capacidade de adaptar-se?
Participe da Conversa