
Ao cuidarmos de nós como prioridade, cuidamos melhor dos nossos filhos
Um dos grandes desafios que temos como pais, é ajudar os filhos a lidar com suas emoções. Para ajudar as crianças a se regularem, precisamos antes estar nos sentindo regulados. Grande parte das pessoas não identifica o que as deixa incomodadas, quais são os gatilhos que são acionados para tirá-las do sério. Normalmente temos pouca consciência do que está nos estressando e nos tirando do estado de equilíbrio.
Pense no que normalmente irrita você. Perceba quais as preocupações estão afetando você quando está lidando com os desafios de comportamento de seus filhos:
- Medo de não cuidar de um mau comportamento dos filhos?
- Desconforto de ser julgado por familiares, amigos ou estranhos?
- Sentir-se sobrecarregada por outros compromissos?
- Não conseguir equilibrar as inúmeras responsabilidades das quais precisa dar conta?
- Não conseguir fazer com que os filhos cooperem?
Ter uma maior consciência dos gatilhos que são acionados e encontrar medidas para reduzi-los, nos ajuda assim a aumentar o controle emocional. Trazer isso para a consciência nos ajuda a encontrar respostas mais assertivas nos momentos de interação com os nossos filhos. Nossa rotina como pais é tão atarefada que cuidar de nós mesmos, normalmente vem por último na lista.
Se as manhãs são sempre uma luta para sair de casa e você acaba ficando estressada, frustrada e sem paciência, então talvez você precise deixar o máximo de coisas possíveis preparadas na noite anterior. Ou quem sabe, você possa acordar dez minutos antes para meditar e assim começar bem o dia. Você também pode verificar o que pode ser delegado e então pedir ajuda para as pessoas de sua rede de apoio.
O nosso corpo nos envia mensagens de que estamos sentindo estresse: tensão nos ombros, dor no estômago, coração acelerado, dores de cabeça. Através do movimento e do relaxamento podemos mudar nosso estado físico e dessa forma liberar um pouco da tensão para conseguir voltar ao estado de equilíbrio.
O que você pode fazer por si mesmo para que mantenha o autocontrole quando estiver interagindo com seus filhos? Precisa se alimentar de forma mais saudável? Ter mais qualidade de sono? Encontrar um tempo para si mesmo? Busque encontrar estratégias que a ajudem a parar e refletir antes de agir.
Precisamos reconhecer quando o nosso próprio tanque está vazio. Estamos esgotados, irritados, descontentes, precisando de apoio, de descanso e cuidados? Somos os responsáveis em identificar nossas necessidades para que possamos encontrar as estratégias adequadas para supri-las. Fazendo isso, aumentamos nossa tolerância para lidar com as inúmeras frustrações que iremos nos deparar em nossa relação com nossos filhos.
A grande questão é que quando estamos estressados e cansados, pode não ser tão fácil estarmos disponíveis para eles. Somos mais pacientes com nossos filhos quando estamos com nossas necessidades atendidas. Quando estamos tranquilos e não nos sentimos esgotados e sobrecarregados, é certamente muito mais fácil permanecer calmo, tranquilo e conectado.
Ao cuidarmos de nós como prioridade, recuperamos nosso ponto de equilíbrio. Além de deixá-los felizes e com o sentimento de importância e reconhecimento preenchidos, também nos sentimos melhor.
Precisamos sempre ter em mente o que estamos modelando para nossos filhos com os nossos próprios comportamentos. Enquanto ensinamos a eles sobre regulação emocional, cooperação, empatia e respeito, queremos garantir que nos vejam vivendo uma vida que também incorpore esses valores. Os exemplos que damos para o bem e para o mal, impactarão significativamente a forma como eles se desenvolvem.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como ajudar os seus filhos a lidar com suas emoções e cuidar melhor deles? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/
Confira também: Os nutrientes para um crescimento saudável
Participe da Conversa