Jeff Haden é um escritor americano, palestrante e grande influenciador com suas postagens que alcançaram mais de 25 milhões de leitores, em 2014. Tem vários livros publicados e é uma das principais referências comercializadas pela Amazon. Na publicação Inc. Magazine, em que ele contribui com ideias e debates, uma de suas postagens teve grande repercussão e eu quis trazer aos leitores da Cloud Coaching.
Ele comenta que, quando alguém faz uma lista inteligente das tarefas que deve realizar, é possível alcançar retorno, principalmente na produtividade, no bem-estar pessoal e até mesmo nas relações comerciais. Mas será que o mesmo irá ocorrer quando pensamos na lista daquilo que “não” devemos fazer? A sugestão dada por Jeff Haden é que, diariamente, você se prometa seriamente que:
1. NÃO vai esperar até ter certeza de que será bem sucedido naquilo que lhe interessa.
É impossível se alcançar clareza e ter certeza em algo novo, que está para acontecer. A sua certeza deve ser a de que vai aplicar-se ao máximo e da melhor forma possível para chegar ao sucesso. E que vai se empenhar, com a mesma energia, se falhar da primeira vez. Esperar é a certeza de não ter; o lutar abre a esperança de ganhar.
2. NÃO vai ser um multitarefa durante uma reunião.
O melhor caminho de ser o mais inteligente na sala de reunião é ter foco naquilo que se fala e se faz. Você vai se surpreender com o que pode aprender sobre o tema e as pessoas, se parar o hábito da multitarefa. É útil porque, geralmente, você será o único a tentar e, com isso, aumentará sua chance de sucesso.
3. NÃO vai ficar verificando seu telefone enquanto está conversando com alguém.
Certo, você já fez isso, mas vai prometer acabar com o vício. Quer se destacar, ainda mais se é um executivo? Passe a ser a pessoa que todo mundo admira porque se sentem respeitados. As pessoas percebem quando você muda o olhar para o telefone e notam a sua falta de atenção. E não gostam disso.
4. NÃO vai pensar nas pessoas que não fazem qualquer diferença em sua vida.
Os habitantes de qualquer planeta estão bem sem você. Mas a sua família, seus amigos, seus colegas – todas as pessoas que realmente importam para você – essas pessoas fazem diferença. Dê-lhes o melhor do seu tempo e atenção, com qualidade, pois são eles que o merecem.
5. NÃO vai se distrair com os toques e notificações do celular.
Você não precisa saber o instante em que recebe um email, texto ou tweet. Ou qualquer outra coisa que aparece em seu telefone ou computador. Se algo é importante o suficiente para você, é importante que faça sem interrupções. Concentre-se no que está fazendo e, depois, siga uma programação definida, com atenção a essas demandas. Os outros devem esperar que você atenda suas prioridades, e não a deles.
6. NÃO vai deixar que os fatos passados ditem os caminhos futuros.
Erros são lições valiosas e é necessário aprender com eles, mas depois devem ser esquecidos. Quando algo dá errado, transforme em uma oportunidade de aprender sobre si mesmo ou sobre outra pessoa. Veja o passado como um treino e, agora, assuma que você vai entrar em outro jogo para valer.
7. NÃO vai tomar parte em conversas paralelas, boatos e fofocas.
Falar de alguém pelas costas, participando de um grupo de fofoca, é terrível para a imagem pessoal e profissional. Gaste seu tempo em conversas produtivas. Você vai ter feito muito mais pelo seu futuro e, pode acreditar, ganhará mais respeito dos colegas.
8. NÃO vai dizer “sim” quando, realmente, queria dizer “não”.
Recusar um pedido especial de colegas, clientes e, principalmente, dos amigos, é difícil. No entanto, você não pode e nem deve fazer tudo pelos outros. O sucesso é, muitas vezes, baseado no que você decidir não fazer do que naquilo que você faz. Quando disser “não” a algo que não quer fazer, irá se sentir mal por algum tempo. Quando diz “sim” a algo que não quer fazer, irá se sentir mal por um longo tempo.
Finalizando, Jeff convida o leitor a pensar em mais algumas coisas que, especialmente, possam ser tiradas da lista pessoal do fazer e incluídas na lista do “não” fazer. Que tal praticar essa lição?
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