Neste espaço, já tivemos outros momentos explorando um assunto essencial na vida de qualquer profissional de Coaching, que é o momento da definição de metas. Mas hoje a abordagem muda de lado e quer explorar o mesmo tema na perspectiva do Coach, o que lidera seu pequeno negócio de prestação de serviços a clientes.
Definir metas é algo necessário para quem quer conquistar vitórias na vida, mas é fundamental aprender a estruturar o pensamento e analisar como conduzir esse processo. Em um primeiro momento, os pequenos empresários acabam subestimando o quanto é crucial organizar a boa estratégia para o seu sucesso. No caso das ferramentas de Marketing, por exemplo, há tendência a se limitar os estudos a conceitos vagos e genéricos.
Então, hoje ofereço algumas dicas para que qualquer Coach possa avaliar e tentar incorporar ao seu pensamento estratégico. Quem não pratica, vai ganhar com isso; quem já pratica, pode se aprimorar na arte:
a) Tudo começa por estabelecer, de forma clara e sem qualquer dúvida, o senso de propósito. Isso significa ter plena consciência daquilo que estimula a acordar todos os dias como a missão de sua vida. Além de projetar diferenciais em meio ao grupo de convívio e dos concorrentes, o propósito pessoal vincula-se a valores, visão e metas. O propósito responde às perguntas: “Para que estou aqui? Como contribuir com o meu melhor?”;
b) Assuma as rédeas de seu futuro, pois quem sabe estabelecer metas é que vai gerenciar a própria vida, ao não deixar “as coisas simplesmente acontecerem”. Ao ter mais bem entendidos os resultados esperados, fica também mais simples conquistá-los. Se você não sabe o que quer, então é muito improvável que saberá onde e como conquistar o seu sucesso;
c) Nas suas buscas, não perca o foco naquilo que é fundamental. Ao manter essa ênfase, a maioria das ações pertinentes para alcançar suas metas começam a se tornar mais claras. Um pensamento de Steve Jobs ficou famoso nesse tema: “Há quem pense que manter o foco significa dizer sim àquilo em que se vai focar. Mas, de fato, é selecionar alternativas cuidadosamente, dizendo não a centenas de outras boas ideias que aparecem”;
d) Há outras duas questões importantes, que não podem ser esquecidas. Uma delas é a motivação constante, ainda mais se o que busca conquistar leva um bom tempo (o que sugere criar metas intermediárias, garantindo permanente sentimento de realização). A outra está no pensamento positivo sempre presente, mesmo em momentos que não lhe sejam tão agradáveis (mesmo assim, aproveite para fazer dos pequenos progressos um caminho à autoconfiança e à atitude mais positiva no cotidiano).
Finalmente, mas não menos importante, os proprietários de pequenos negócios podem se ver em meio a um tsunami de informações disponíveis, complicado ainda mais pela dinâmica do mercado. Torna-se fundamental o empresário ter a plena consciência sobre o que é o negócio, o que tem de especial, em que é diferente, o que pode e sabe fazer (e o que não pode e/ou não sabe) e nunca prometer aquilo que não conseguirá entregar.
Complementarmente, o negócio existe em função do cliente. Conhecer bem os clientes é essencial e isso exige, na estratégia do negócio, aliar o cliente-alvo com as ofertas e diferenciais. Além disso, a interação deve servir para os clientes-alvo abrirem portas a novos clientes, dado o que seu negócio é capaz de realizar por eles. Fica então o conselho desta 3ª feira, conforme definido por Bill Gates: “O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair”. Não aceite isso para você: seja inteligente, perseverante, preparado e atento para que seu negócio só lhe reserve momentos felizes.
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