Eu entendo, você deve achar que sou louco, mas loucura é…
… continuar investindo tempo, dinheiro e energia para prospectar e conquistar novos clientes sem antes cuidar dos clientes que você já tem.
E não venha me dizer que seu atendimento é o melhor do setor e que manda e-mail de aniversário para todos os seus clientes cadastrados.
É preciso um pouco mais que isso, é preciso investir no pós-venda, é preciso investir em relacionamento durante todo o processo. E entender porque seu cliente está comprando de você e não do seu concorrente.
Investir em quem já fez negócios com você ou sua empresa é muito mais econômico do que prospectar novos clientes, isso sem contar o marketing de indicação.
As pessoas tendem a acreditar muito mais em um amigo ou familiar que indicam um produto do que em um anúncio, seja ele na internet ou não.
Você mesmo, quantas vezes escolheu por um produto que alguém indicou e abriu mão de outro que tinha uma excelente propaganda?
Então a pergunta é: por que você não está investindo em clientes e ex-clientes e está buscando clientes novos desesperadamente?
Qualquer livro de marketing vai confirmar que trabalhar com a sua base atual é mais eficiente e lucrativo do que captar clientes novos que ainda precisam ser convencidos que seu produto ou serviço é o melhor para ele.
Ações simples desde que bem organizadas podem fazer seu atual cliente gastar mais com você e ainda indicar amigos.
Um e-mail exclusivo, um treinamento, um café, qualquer coisa que crie relacionamentos com sua base e possa ser medido.
Até mesmo engajar nas redes sociais de seus clientes pode gerar valor à sua negociação e de acordo com o artigo que escrevi aqui (veja), no qual eu dizia que somos a média das pessoas com quem mais convivemos, sua empresa é a média dos seus clientes mais felizes, quem são eles?
E os que não estão voltando, por que isso acontece?
Você se preparou para atender seus ex-clientes?
Fica a provocação: você tem olhado para a sua base e esgotado todas as possibilidades antes de querer na prospecção para conquistar novos clientes?
Veja bem, não estou dizendo que não deve trabalhar em novos clientes, mas a proporção de recursos deve ser de 80×20.
Sendo 80% para seus atuais clientes e sua base. E 20% para prospectar e conquistar de novos clientes.
Qualquer coisa que você faça fora desse contexto, você estará deixando dinheiro na mesa.
Agora é com você… tomar a decisão de ignorar o que está à sua frente ou abrir os olhos e fazer o que tem que ser feito!
Valeu e até o próximo artigo.
Foco, fé e ação!
Glauco Vega
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