Parou de receber, por quanto tempo consegue se sustentar?
Hoje eu pergunto a você esta questão que faço para milhares de brasileiros e que, para a grande maioria, a resposta é assustadora: e se você deixasse de receber seus ganhos hoje, por quanto tempo se sustentaria? Nunca essa pergunta foi tão real, por isso a preocupação dever ser grande.
Mas se você ficou preocupado, possivelmente está junto com os 65% dos brasileiros que não conseguem se sustentar mais de dois meses se pararem de receber seus ganhos. Isso é o que mostrou uma pesquisa recente do DataFolha.
Isso comprova o que eu já sabia, pois sempre fiz essa pergunta e as respostas nunca foram positivas. Mas esse novo resultado é realmente assustador, ainda mais quando nos aprofundamos neles. Sendo que apenas 17% conseguiria sobreviver mais de 4 meses, 11% até três meses.
Dentro dos que sobrevivem menos de dois meses, 20% sobrevivem um mês, 9% menos de um mês, 11% menos de 15 dias e 6% já não estão conseguindo se sustentar, ou seja, 46% só se sustentam até um mês, uma situação assustadora, sem contar que 9% nem ao menos souberam responder essa questão.
E com esses dados em mãos posso afirmar: a culpa disso é da falta da educação financeira e ninguém está preocupado com isso. Ninguém não, vou corrigir, eu estou e se você for atento a este texto também estará. Temos que mudar esse tema e perceber que ele tem que estar em nosso cotidiano. Tem que ser tema nas salas de aulas de nossos filhos.
Mas não estou falando de matemática simplesmente, educação financeira não é soma de mais e menos, é ensinar comportamentos, mudar a realidade, aprender a sonhar, criar uma poupança, e isso não precisa ser com muito, mas um pouco no início. Esse é o primeiro passo e isso garantirá que no futuro você não esteja neste grupo que vive apenas o hoje. Aprendendo a viver o hoje, o amanhã e o sempre de maneira sustentável.
Reinaldo Domingos
Inscreva-se no Canal Dinheiro à Vista
Confira também: Dólar: qual o limite e impacto para as pessoas?
Participe da Conversa