A vontade de desistir das coisas, do trabalho, da rotina é comum e afeta todas as pessoas. Em ambientes estressantes, como os de TI, isso às vezes consome os pensamentos e drena qualquer tipo de proatividade em nossas carreiras e vidas.
E sobre isso? OK… Somos todos humanos e aprendemos, diariamente, a seguir caminhando de acordo com nossas escolhas.
Neste sentido, é comum ouvirmos brincadeiras do tipo: “vou largar tudo”, “vou plantar alface porque é mais fácil”, “não aguento mais isso…”. Note que as brincadeiras, muitas das vezes, são apenas o reflexo da insatisfação que toma conta destas pessoas.
Porém, assim como você teve a oportunidade de escolher a Carreira que trabalha hoje, você também tem a chance de escolher seguir outro rumo. E não é um rumo de “jogar tudo para o alto”… estamos falando de fazer com que suas escolhas voltem a ter valor e sentido para você. Estamos falando em agir como ator principal da sua vida, e não mais como coadjuvante de tudo, aguardando que a bem-aventurança dos seus chefes possa iluminar suas mentes e que, assim, eles te concedam um aumento ou um cargo maior.
Você vale mais do que isso! Ou não?
É justo consigo mesmo esperar que outra pessoa (que está preocupada com a própria carreira) cuide da sua? Ou o correto seria assumir a responsabilidade pelas suas próprias conquistas? Note: estas responsabilidades vão até o ponto onde você percebe que se você não está satisfeito com a sua posição/empresa atuais, pode ser a hora de trabalhar para que a movimentação ocorra. Ou seja: agir como protagonista.
Apenas pensar em desistir fará com que o fardo fique mais pesado conforme o tempo passa. E esse peso trará insatisfação, tristeza e um mal-estar que vai grudar em você de uma maneira ímpar.
Faça um bem a si mesmo. Encare seus desafios como propriedade sua e faça por merecer os benefícios do seu próprio desenvolvimento pessoal.
Vai ser fácil? Definitivamente não. Mas, com toda certeza, será infinitamente mais recompensador do que amargar a rotina automatizada de reclamar sempre das mesmas coisas sem sair do lugar.
Fique bem!
Até mais!
Rodrigo
Participe da Conversa