Você já pensou como é o seu pensamento? Você já pensou como você pensa?
Você já pensou que tudo o que acontece, acontece antes na sua mente? Por exemplo, se você vai fazer um passeio, ele não acontece antes na sua mente?
Hoje vamos procurar entender a complexidade da mente, a complexidade de seus pensamentos.
Entender sua mente, entender como você vê o mundo é a chave para ativar o seu vasto potencial de inteligência, felicidade e excelência no viver e na sua atuação profissional.
Didaticamente, vamos explicitar:
- O que é um sistema;
- O que é pensamento sistêmico;
- O que é pensamento holo-sistêmico.
O que é sistema?
Sistema é um pacote, um campo de energia que tem entradas, tem processamento e tem saídas. Ou, na definição da Wikipédia, ”um sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado”.
- Podemos dizer que qualquer ser, qualquer objeto, qualquer pessoa ou grupo ou organização, humana ou não, pode ser visto como um sistema.
- Todos têm entradas, que podem ser um alimento, um estímulo, uma proposta, uma pergunta, uma informação, um cumprimento, um apertar de botão, etc.
- Os sistemas então executam um processamento, que ocorre no interior do sistema, e que é a digestão, a transformação, a forma de organizar, de classificar, de entender, de cruzar dados, etc.
- E os sistemas dão saídas, que podem ser a resposta, o efeito, o produto, a reação, a mudança, o despacho, etc.
- Um determinado sistema terá sempre subsistemas e sempre estará contido ou fazendo parte de um sistema maior, portanto precisamos ter clareza sobre qual o sistema específico que estamos considerando no momento. Por exemplo, se considerando o sistema de uma unidade ou célula de produção preciso saber que há ali subsistemas e que esta unidade está contida num sistema maior de um setor, e que este está contido no sistema de uma fábrica, e assim por diante.
- Atento a tudo, nas entradas, no processamento interior, nas saídas, está o FEEDBACK, o regulador, o observador.
O sistema tem uma pele que o delimita frente a outros sistemas, mantendo sua coesão energética interna. Esta pele faz com que haja uma Faixa Interna (FI), que contém sua forma própria de ser, e uma Faixa Externa (FE), onde estão todos os sistemas com os quais o sistema está em interação.
Todo sistema busca equilibrar sua faixa interna com a faixa externa, busca equilíbrio, busca harmonia, HOMEOSTASE.
Conforme o seu processamento interior, vai gerando SINTROPIA e ENTROPIA.
A sintropia é a evolução, o crescimento, o desenvolvimento – segundo a resultante evolutiva do sistema. O sistema vai integrando em sua estrutura interna as energias, as ideias, as experiências que vai adquirindo ao longo de seus processamentos.
Mas, ao mesmo tempo, há uma força de desintegração, a ENTROPIA, que vai promovendo desgastes, envelhecimento, perda de energia, gerando detritos, fumaça, calor, lixo, excrementos, etc.
No sistema, tudo está em movimento, tudo é cíclico. Nada é sólido, fixo. Tudo evolui. O Universo tem uma pressão originante que faz com que tudo esteja em expansão, novos ciclos emergem de ciclos entropisados, num processo de reciclagem, de reprodução, de transformação, que utiliza as energias desgastadas como fertilizantes de novos sistemas.
No Sistema tudo está ligado a tudo, não há nada isolado. Existe uma interconexão de cada sistema com miríades de sistemas, com os quais está em interdependência.
Como diz o mestre Eckart Tolle, “Você não é separado do Todo. Você é um com o sol, terra e ar. Você não tem uma vida. Você é a própria vida”.
Como sabemos, eu estou no Universo e o Universo está em mim. Somos um com tudo e em tudo.
Na próxima edição falarei mais sobre o pensamento sistêmico, e no último capítulo da série falarei sobre o pensamento holo-sistêmico. Fico à disposição para esclarecimentos aos caros leitores!
Participe da Conversa