Ao utilizar a metodologia de análise de perfil comportamental é muito importante tomar cuidado com estereótipos de perfil e algumas crenças que podem comprometer a qualidade do uso destes conceitos, o que pode prejudicar pessoas e resultados. Abaixo listamos algumas destas crenças, que podem atrapalhar a vida das pessoas e performance das empresas:
- Para ser líder é necessário ser dominante;
- Quem tem baixa dominância não tem iniciativa;
- Para ser simpático e sociável é necessária uma alta influência;
- Pessoas de alta influência são falsos e bons de bico;
- Quem possui alta estabilidade é resistente a mudanças;
- Para ser bem-sucedido é necessário ser multitarefa, ou seja, ter uma baixa estabilidade;
- Pessoas com alta conformidade são chatas e “cricas”;
- Pessoas com baixa conformidade não são confiáveis.
Evidentemente, as frases acima não são verdadeiras, apesar de algumas pessoas que utilizam a metodologia de análises comportamentais crerem nelas. Ferramentas de assessment devem ser usadas para valorizar, engrandecer e desenvolver os outros, levar bons sentimentos e sensações, não para diminuir e já de início colocar limites nos outros.
Um dos norteadores mais fortes e significativos para quem utiliza estas ferramentas é a neutralidade dos conceitos, nenhum fator, alto ou baixo, é melhor ou pior do que outro. Todos possuem qualidades na mesma quantidade e intensidade. Entender que um gráfico comportamental é apenas uma parte e saber a relevância de conhecer outras dimensões da personalidade, assim como a história de vida e o momento que a pessoa está vivendo é imprescindível.
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