Em geral, quem trabalha de forma “intuitiva” com redes sociais, ou seja, sem a devida capacitação, acaba cometendo erros básicos. E um desses erros comuns é não saber para quem vai produzir o conteúdo, a tal da persona.
Se você não conhece bem a persona do negócio, vai começar a fazer posts de forma aleatória e, de fato, não terá resultados. Isso porque alinhar seu conteúdo com a persona é um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia digital.
A persona tem características e peculiaridades que direcionam todo o trabalho nas redes. E uma das informações mais relevantes diz respeito às dores que ela tem. Quais são seus problemas, suas dificuldades…
Outro ponto importante é descobrir quais são suas necessidades, seus objetivos, seus sonhos… Enfim, o que a persona almeja. Além disso, descobrir eventuais objeções que a impedem de resolver aquele problema é ótimo também.
Como descobrir as dores das personas
Existem algumas maneiras muito fáceis de fazer isso. A primeira é participar de grupos de discussão no Facebook, LinkedIn e até no WhatsApp. Certamente existem vários nos quais sua persona está presente. Os grupos são ótimos lugares para você ver sua persona falando das dores, angústias, necessidades…
Outra forma é criar uma pesquisa no Google Forms, de preferência com as respostas no formato de múltipla escolha. Você pode divulgar a pesquisa nos grupos e até criar anúncios nas redes sociais, segmentado para o público que quer atingir.
Os recursos de caixa de perguntas e enquetes, no Stories do Instagram, também são excelentes maneiras de você ouvir e conhecer melhor sua persona.
Produção de conteúdo assertivo
E o que se fazer com todas essas informações? Produzir conteúdo 100% alinhado às personas! Aliás, você terá tantos insights que poderá criar muitos materiais ao longo do tempo.
Todos esses conteúdos precisam mostrar como resolver um problema, o caminho para alcançar tal objetivo e, além disso, como quebrar eventuais objeções.
E aí, sim, você começa a fazer um trabalho profissional nas redes sociais e, de fato, com uma chance muito maior de ter resultados.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre persona e produção de conteúdo assertivo? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br
Confira também: Como Usar o WhatsApp de Forma Inteligente em Seu Negócio
Participe da Conversa