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Persuadir ou convencer alguém durante a oratória?

O comunicador deve convencer ou persuadir alguém? Quando devo usar um ou outro? A resposta é mais simples do que você imagina!

Persuadir ou convencer

Persuadir ou convencer alguém durante a oratória?

Um dos temas mais interessantes que podemos oferecer para alguém é a arte de transmissão de conhecimento. E o principal, do entendimento de nossa mensagem, colaborando para uma excelente comunicação.

E uma das dúvidas que sempre me questionam e que me deixa intrigado em responder é: “o comunicador deve convencer ou persuadir alguém?”

A minha resposta é muito categórica. Primeiramente, precisamos entender a intenção do orador e, principalmente, o objetivo que queira alcançar com a sua respectiva mensagem.

Quando falamos de persuadir alguém, entendemos que o comunicador quer levar vantagem, muito utilizado por pessoas mal intencionadas. Mas, persuadir significa dar “conselho” a alguém até que o ouvinte concorde com o que foi informado e ou comunicado.

O convencer é mais sutil, nas interpretações das pessoas, sendo que o ouvinte é “convencido” pela abordagem ou argumentação do interlocutor. Veja que eu deixei a palavra vencido em negrito, para que eu te convença, neste caso, o “orador vence” o ouvinte com suas explanações.

Quando devo usar um ou outro?

A resposta é simples para encontrar a melhor saída. Antes mesmo de buscar a melhor estratégia para convencer ou persuadir o seu ouvinte, o comunicador deve se envolver no contexto. Extrair, da plateia ou da pessoa que recebe a mensagem, o sentimento presente na situação presente. Neste caso, entra outra arte do comunicador: a percepção!

Quando a percepção é a principal característica do orador, todas as técnicas de convencimento ou persuasão são manuseadas naturalmente. Facilitam o reconhecimento do público e o entendimento do conteúdo transmitido.

É fundamental, antes de subir ao palco, entrar em uma sala de reuniões, sentar-se com amigos e entender o objetivo que deseja alcançar. Isso porque as duas possibilidades são importantes para o diálogo. Criam alternativas para ampliação do relacionamento entre as partes e aumentam a credibilidade do orador, quando se encontra o equilíbrio na mensagem passada.

Para encontrar o equilíbrio da mensagem, o orador deve gerar o rapport com as pessoas. Permitir-se por outros meios de comunicação, seja pela voz, olhares, gesticulações, ações e reações físicas, dentre outras. Para que durante essa conexão, chegue na escolha da melhor alternativa. Mas, na verdade, eu afirmo, o grande comunicador precisa viver as pessoas com espontaneidade. Acreditar que o conteúdo transmitido é relevante e que acrescente para o receptor. E, o principal, faça a diferença para o mesmo, gerando reflexões. Além disso, se possível, que a mensagem seja retransmitida para outras pessoas, com a eloquência e a transparência.

Amigo leitor, comunicar é assim, ter criatividade e inovar sempre, aprendendo com todas as situações!

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: O terrível “branco” na oratória… o que fazer?

 

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
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