Planejamento e Organização: a chave para o alcance de resultados extraordinários
Todos nós temos metas e objetivos de vida, mas o que poucos se atentam é que para realizá-los de forma rápida e eficiente, precisamos de uma competência chamada planejamento e organização.
A cultura japonesa é um exemplo na boa execução dessa competência: 67% do tempo é gasto com planejamento; e 33% com a execução. Faz parte do estilo da população desse país manter todos os compromissos anotados, seja nos smartphones, agendas ou até mesmo em cadernos.
Quem planeja e se organiza têm mais chances de cumprir todas as atividades e assim alcançar os resultados extraordinários que deseja. Contudo, sabemos que nem todas as pessoas possuem por natureza, o perfil comportamental de ser planejador, e por isso, gastam uma energia maior na execução desse tipo de tarefa.
Mas isso é possível de ser solucionado.
Segundo uma pesquisa realizada na década de 1960, pelo cirurgião plástico americano Maxwell Maltz, o cérebro precisa de 21 dias para interpretar um novo hábito como um padrão estabelecido e torná-lo assim automático. Portanto, aqueles que não possuem a competência da organização e planejamento também conseguem conquistar isso, com uso de ferramentas e a busca por treinamentos e cursos que auxiliam no autoconhecimento e na boa execução das metas, seja na vida pessoal ou profissional.
Criando mecanismos para desenvolver essa competência, você garantirá resultados incríveis na sua vida. E assim poderá desenvolver melhor o seu potencial humano para o sucesso organizacional e pessoal. Para aqueles que já desejam acelerar esse alcance dos objetivos, forneço algumas dicas para iniciar esse planejamento.
O primeiro ponto a ser observado: reservar um tempo do seu dia para essa organização. Até que essa atitude se torne uma rotina. A segunda dica é definir a lista de tarefas que você pretende executar durante o dia.
Outra orientação é ter poucos itens na sua lista, três ou quatro, dependendo do tamanho das tarefas. Preferível concluir todas as atividades do que ter uma lista muito longa e não conseguir chegar ao resultado esperado.
Também é necessário que, ao planejar, você esteja atento para lidar com imprevistos. A nossa rotina exige essa adaptação e dar esse “espaço” poderá nos auxiliar quando tarefas não previstas surgirem.
Seguindo essas dicas você poderá realizar suas metas previstas e se tornar cada vez mais um profissional de credibilidade, que cumpre o que fala. E, por isso, cresce em direção ao autoaperfeiçoamento.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como planejar e organizar? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/
Confira também: O antídoto diante de um inimigo invisível: uma análise sobre esperança na pandemia
Participe da Conversa