O Planejamento de vendas é crucial para o sucesso de qualquer vendedor. É preciso criar estratégias e estabelecer um plano de vendas capaz de organizar as ideias, propostas, clientes, serviços/produtos, sintonizar-se com o mercado e todos os outros elementos envolvidos no processo de vendas. É no momento da elaboração do planejamento de vendas que irão surgir fatores que precisam ser melhor lapidados, excluídos ou destacados.
Existem diversas maneiras de desempenhar o planejamento de vendas, e ele deve ser realizado da maneira mais completa possível para garantir resultados de sucesso. Quanto a isso nem pretendo me estender, se o seu método está funcionando continue seguindo-o.
Porém a proposta desse artigo será um pouco diferente, ela vem como um lembrete: o planejamento de vendas não pode e nem é feito para ser estático! Ele precisa de revisão e alterações sempre que houver a necessidade. Crie o hábito de revisar seu plano de vendas com frequência. Você pode fazer isso, respondendo as seguintes perguntas:
- VOCÊ ESTÁ PLANEJANDO E EXECUTANDO A REALIZAÇÃO DO SEU OBJETIVO DE VENDAS? COMO?
- ESTÁ MANTENDO O FOCO E A PERSISTÊNCIA? COMO?
- ACOMPANHA OS RESULTADOS E MUDA O QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO? COMO?
- ESTABELECE E SEGUE CRONOGRAMAS?
- DESCREVA SEU CRONOGRAMA.
Tire alguns minutos uma vez por semana para reavaliar os seus passos estabelecidos no plano de vendas e reveja as ações para a semana seguinte. Esse hábito, que não deve durar mais do que 30 minutos, além de fazer com que você ganhe mais foco ainda ajuda a verificar quais serão os próximos passos e se alguma coisa precisa de uma visão diferente nos dias que se seguem. Cole o cronograma da semana em algum lugar visível e siga os passos propostos.
Essas perguntas estimulam a autorreflexão e o desenvolvimento de novas competências já que semanalmente serão estabelecidas novas metas e atividades para a realização do seu objetivo em vendas. Planejar é preciso, mas seguir o plano é fundamental. Compensa a dedicação!
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