Podcast: Ferramenta de valor para informar, motivar e engajar colaboradores
Já pensou ter um canal de comunicação desenvolvido especialmente para falar com todos os colaboradores de uma empresa onde quer que eles estejam? Já pensou em discutir assuntos que podem contribuir com o conhecimento e desenvolvimento das suas equipes? Poder compartilhar conteúdos bacanas e trazer convidados inspiradores para bater um papo diretamente com os clientes internos das organizações? Ter um espaço para lembrar frequentemente a missão, visão e valores da empresa? Comunicar mudanças na rota e ainda pedir sugestões para fazer dessa caminhada um trajeto mais leve, feliz e certeiro?
Pois bem! Essa ferramenta já existe e chama-se PODCAST!
Você define tempo, frequência, temas, linguagem… Essa etapa não tem segredo, funciona exatamente igual ao processo de criação das outras ferramentas de comunicação com a equipe. Você já deve conhecer bem o seu público para desenvolver canais de comunicação que combinem com eles.
Aposte em temas diversos, com uma linguagem divertida e leve. Que tenha um tempo curto (segundo estudo realizado entre Abpod e Ibope Inteligência, os ouvintes de podcasts preferem programas de até 15 minutos). Além disso, uma frequência razoável (normalmente semanal e em alguns casos mensal). Desse modo, todos saberão que naquele dia e horário há um conteúdo novinho no ar.
É legal também dividir o podcast em temporadas. Crie um plano para que sejam lançados “blocos” de episódios. Assim é possível variar modelo, inovar nos conteúdos e não ficar massante deixando a programação perder a graça para os ouvintes. E, dessa maneira, eles ficam ansiosos pela próxima temporada entre uma pausa e outra.
Com muitas empresas adotando o home office o podcast pode tornar-se mais um aliado para deixar a empresa ainda mais acessível aos colaboradores, ainda que eles estejam em casa. E o melhor: respeitando o tempo e a possibilidade de ouvir os conteúdos da empresa enquanto resolvem outras atividades que a vida mais doméstica exige de nós!
Muitas empresas já estão adotando os podcasts em suas ferramentas de comunicação e Endomarketing, assim como para se comunicar com o público externo. Dentre elas Natura, Bradesco, Sebrae, Facebook, Microsoft, Mapfre…
Com a possibilidade de ser editado previamente, ser ouvido no momento e local escolhido pelo colaborador e de baixo custo de produção o podcast pode ser muito mais rápido e objetivo que aquelas reuniões que sempre acabam com o tema desvirtuado ou atrasos e imprevistos que fazem com que muitos do grupo não prestem atenção. Ou se percam no meio das informações e atribuições. Ele pode servir como um ótimo aliado para encurtar as reuniões. Assim deixe para os podcasts aquelas informações que são apenas comunicados sem a necessidade de interação.
Avalie a possibilidade de adotar os podcasts na rotina de comunicação da sua empresa. Planeje objetivos que deseja alcançar com o podcast e coloque ao menos uma temporada no ar! Vale a pena testar e inovar, ainda que seja apenas alguns episódios de um tema interessante para as equipes. Use e abuse das datas especiais para ajudar neste pontapé inicial ao mundo dos podcasts!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como adotar podcasts na rotina de comunicação da sua empresa? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: 365 Novas Oportunidades para abrir os caminhos Rumo Ao Sucesso!
Participe da Conversa