Certa vez um professor decidiu aplicar uma prova surpresa em seus alunos e, então, lhes entregou uma folha com ponto negro no centro e disse: “Façam uma redação sobre o que veem”. Depois de alguns minutos, todos entregaram os textos e após lê-los o professor disse: “Este teste não será para nota, apenas serve de lição. Ninguém falou sobre a folha em branco, todos centralizaram a atenção no ponto negro”.
Essa história ilustra o que muitas vezes acontece nas equipes. Temos pessoas com muita habilidades, ideias e potencial a ser explorado e desenvolvido, verdadeiros diamantes a serem lapidados, sejam líderes ou membros da equipe. Mas, muitas vezes, focamos nos pontos negros, em nossa percepção e julgamento do que acreditamos ser a tradução da verdade. Digo que buscamos valor na equipe e se esse valor não corresponde a nossas expectativas, simplesmente mudamos as pessoas ou, pior, as tratamos como se não fossem capazes, agimos com indiferença.
Que tal mudarmos as lentes? Que tal olharmos a folha em branco?
Se você é empresário, invista no desenvolvimento de sua equipe. Este é o único caminho para transformar seus colaboradores em guardiões de sua marca, que trabalham por um propósito, com visão de futuro, objetivos e valores claros e compartilhados. Se você é colaborador, invista no seu desenvolvimento comportamental. Esta é a única maneira para lidar melhor consigo mesmo e com os outros. Ser resiliente, perseverante, ter metas claras para a vida pessoal e profissional.
Empresários ou colaboradores, todos buscam a realização e os desafios nos movem para sermos o melhor que podemos ser. Em outras palavras, todos buscam a felicidade (mesmo que por caminhos diferentes). Que tal seguirmos juntos, em equipe?
Para refletir e agir:
- Quais são as folhas em branco na sua equipe?
- Como você pode encontrá-las?
- O que você ganha ao desenvolvê-las?
- O que você fará para desenvolvê-las?
- Quais suportes você precisará?
- Aonde poderá encontrá-los?
- Qual será o primeiro passo?
Bom trabalho!
Um abraço,
Luciano Viana
Participe da Conversa