“Liderança é o esforço consciente de exercer uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de benefício permanente que supram as necessidades reais do grupo.”
(John Edmund Haggai)
A demanda por líderes é cada vez maior.
Analise comigo: As organizações de porte maior, buscando mais um diferencial competitivo, estão continuamente, em um processo de reestruturação que as leva para unidades negociais menores e com maior autonomia. Esta prática as aproxima de seu público, tanto os clientes quanto os fornecedores. Áreas funcionais eficazes necessitam de inovação, criatividade, espírito empreendedor e menor burocracia e, para isto necessitam de líderes que orientam as equipes para que os alvos sejam atingidos.
Precisam-se mais líderes do que chefes!
Antigamente existiam uns poucos líderes no topo da pirâmide organizacional. As empresas feitas para vencer devem tornar-se verdadeiras fábricas de líderes. Estes sim, é que conduzirão as equipes para produzirem produtos de qualidade.
Aquele que deseja exercer liderança tem que ter, necessariamente, a capacidade de sentir como o outro pensa, precisa refletir como conseguirá despertar a vida existente em cada um.
Liderar é cuidar das pessoas, gerenciar é cuidar de resultados e administrar é cuidar da operação.
Enquanto a gerência se preocupa em controlar as pessoas para que obtenham resultados, o líder estabelece a direção, alinha pessoas, motiva e inspira para que atinjam os objetivos traçados. A condição ideal é que o gerente possua as habilidades de liderança e a exerça na equipe.
Na literatura encontramos inúmeras definições para liderança e quase sempre estão presentes dois aspectos: 1) influenciar a conduta e 2) orientar para um objetivo.
De uma forma simplificada podemos dizer que Liderar é influenciar pessoas para atingir um objetivo, o que nos permite sintetizar para: Influenciar para atingir Metas.
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