Por que as pessoas têm medo de falar em público?
Essa é uma das perguntas que me fazem frequentemente. Eu sempre respondo que as pessoas não conhecem o poder que elas possuem e se julgam sem ao menos tentarem. O medo é criado devido à insegurança de si e não das pessoas.
E neste artigo, quero trazer três pontos que poderão auxiliar para exterminar o medo de falar em público.
O primeiro ponto é justamente o autoconhecimento. Isso porque diante da respectiva capacidade de olhar para si, você saberá respeitar e entender a sua audiência. Aconselho a praticar com as pessoas mais próximas e logo, esse você quebrará esse gelo e gerará confiança.
O segundo ponto fundamental, e vejo que incomoda as pessoas, é não se familiarizar com o ambiente e às situações. O julgamento que temos em sermos avaliados é o mesmo que temos quando chegamos para nos expressarmos. E a sinergia do local não é a mesma que desejávamos.
Ambiente e pessoas são base para que tenhamos bem-estar na apresentação. Por isso entenda quem são as pessoas que estarão no local, pesquise o perfil e as histórias. Isso facilitará na concentração e, principalmente, na tranquilidade da fala.
O terceiro ponto, um dos mais simples, seja você mesmo e apresente o que você é não o que querem que você seja. Este é o maior erro das pessoas que se apresentam, negociam, palestram, de outras ações ligadas à fala. Elas criam um personagem e esquecem de suas raízes e características. Então, não invente algo na cabeça! Sempre que puder se permita levar o que está dentro de ti, ou seja, o seu conteúdo.
A fala é uma arte e apenas com muita prática e dedicação que se aprimora e se chega à excelência. Então, como passo principal, não tenha medo.
Se você leu esse artigo até o final, é porque soube valorizar o seu público e logo será respeitado pelo que oferece às pessoas.
Até o próximo artigo!
Gostou do artigo? Quer saber mais como perder o medo de falar em público? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
Confira também: Como usar a Oratória em 2021 para turbinar sua carreira!
Participe da Conversa