Por que KPIs são essenciais para qualquer negócio?
Métricas são um ingrediente crítico na gestão de desempenho. Podem tanto gerar sucesso quanto estragos numa organização.
Podem gerar sucesso se as métricas de desempenho forem usadas pelos diferentes atores envolvidos nos processos e negócios. Os altos executivos podem usá-las para definir e comunicar objetivos estratégicos adaptados a cada indivíduo e função na organização.
Já a média liderança, pode usar essas métricas para identificar indivíduos ou times com baixo desempenho e conduzi-los de volta aos trilhos. E os funcionários podem assim usar as métricas para se manterem concentrados no que importa, focando nas metas definidas em seus planos de desenvolvimento.
Entretanto, se as métricas desrespeitam processos internos, desmoralizam funcionários, minam a produtividade, não traduzem com precisão os objetivos estratégicos da empresa, nem dispõem de metas realistas e factíveis, causarão estragos na organização.
Mas afinal, o que são métricas?
São as medidas comuns de negócios e atividades comerciais, que avaliam o cumprimento de marcos, objetivos de desempenho ou mesmo pacotes de trabalho. Um exemplo de métrica são os KPIs ou Key Performance Indicators.
Um KPI é sistema de gerenciamento que pretende mais do que medir o desempenho dos negócios e das atividades comerciais, intenciona alinhar esse desempenho à estratégia de negócios da organização. Ou seja, é uma métrica que incorpora um objetivo estratégico e mede o seu desempenho em relação à meta.
KPIs, então, fornecem observações que reduzem a incerteza de resultados meramente numéricos e oferecem informações de desempenho futuro, sejam resultados sejam tendências de resultados de uma atividade tática, estratégica ou operacional, seja ela individual ou organizacional. Contudo, vale ressaltar, que nem um KPI nem uma métrica pode definir ou prever o sucesso de um projeto.
Com o uso dos KPIs, as métricas foram além de prazos e custos, passaram a contemplar também aspectos intangíveis e diferentes medidas para distintas fases de um projeto ou diferentes projetos.
Assim, uma empresa que define objetivos estratégicos, institui metas, acompanha e mede progressos, recompensa as ações bem-sucedida e celebra resultados, promoverá melhor desempenho, aumentará a produtividade e terá mais oportunidades de se mover em direção ao sucesso.
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Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/
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