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Por que Temos Tanta Dificuldade em Dizer e Ouvir “NÃO”?

Você está cansado de ser dominado pelo medo de desagradar? Descubra como superar a dificuldade de dizer NÃO para construir relacionamentos saudáveis baseados em respeito mútuo, libertando-se do peso do SIM e abraçando seu poder de escolha.

Por que Temos Tanta Dificuldade em Dizer e Ouvir “NÃO”?

Por que Temos Tanta Dificuldade em Dizer e Ouvir “NÃO”?

Se existe um tema recorrente nos trabalhos que desenvolvo, seja mediação, terapia ou treinamentos em comunicação, é a questão de como aprender a “dizer não”.

Primeiramente quero dizer que as pessoas que sentem dificuldades em dizer o “não”, em geral, são as pessoas que também sentem dificuldade ao ouvi-lo. E já estou imaginando você me responder ai do outro lado “imagina Juliana, para mim é tranquilo ouvir o não!”

Eu explico. Aprendemos que o “sim” é uma forma de cuidado e validação das pessoas, então dizer “não” é desagradar e isso nos leva para uma “categoria” de pessoas que não desejamos ser.

Crescemos entendendo o “não” e o “sim” para nós mesmos, enquanto pessoas e não para nossos pedidos especificamente. E o mesmo fazemos em relação ao outro.

Quantas vezes quando pequeno você pediu algo para seus pais e a reposta era “se você se comportar bem eu te dou” ou “não, você não está merecendo, está se comportando muito mal”.

Essa foi a conexão que passamos a vida construindo, de que os “sins” e “nãos” estão ligados à pessoa e ainda mais violentamente, ao merecimento desta pessoa.

Assim, meu convite é que você separe a resposta “sim” ou “não” da pessoa que está fazendo o pedido ou dizendo “não” para seu pedido.

Vamos a um exemplo concreto.

Eu te convido para almoçar comigo hoje. Você diz “não”. Essa resposta está ligada ao convite para o almoço e não a mim. Até poderíamos ir mais profundamente nesta análise, caso seja alguém conhecido seu, que não tem atendido suas necessidades e você até precise dizer um “não”, mas será para a relação, para a forma como ela tem te tratado, não para a pessoa.

Além do significado construído por essas palavras ao longo de nossas vidas, as queixas sobre a dificuldade de dizer os “nãos” está relacionada a outra dificuldade nossa, de impor limites.

Quando analisamos o que há por trás da dificuldade em dizer um “não” numa situação bem específica, percebemos que há questões em jogo, que vão além do significado, mas que incluem valores pessoais que podem estar ameaçados ou são conflitantes por aquela situação específica.

Vamos a mais um exemplo, agora avaliando uma situação concreta. Vou contar uma história ocorrida comigo no início de minha carreira como advogada. Eu sou uma pessoa que tem dificuldade em desagradar e, naquela época, não tinha a menor consciência disso e agia sem reflexão, no automático das repetições de padrão. Um dos meus chefes me pediu para assinar num cheque, simulando um endosso.

Na hora olhei para ele assustada e pensei “que eu faço agora? Se eu disser não ele me demite, estou no início da minha carreira…” e por aí vai…. meu pensamento acelerou, meu coração disparou … mas aquilo era muito grave para mim e respondi um “não” com toda força do meu ser, pois ele estava enraizado nos meus valores.

Eu não fui demitida. Desagradei com certeza, mas tive também ali a clareza de que aquele tipo de escritório não era para mim. Comecei a procurar outro emprego e em alguns meses sai de lá.

Com essa história quero te convidar a refletir quando estiver difícil dizer um “não” ou ouvir também. O que mais há por trás dessa palavra naquela situação. Pode ser que você se descubra numa situação tóxica, um emprego ou relacionamento abusivo, que tem nos seus “sins” a lenha propícia para continuar a abusar de você.

Por isso é tão importante dizermos “não” para impor limites aos abusos que permitimos que sejam cometidos sobre nós. Esse é o maior autocuidado que alguém pode se presentear.

Muitas situações não são resolvidas naquela mesma hora, como a minha, mas traz à luz os valores que estão sendo violados e permitem que você se planeje para sair daquela situação abusiva.

Se você está lendo esse artigo e sente na sua pele essa dificuldade em dizer ou ouvir “não” na sua vida ou quer olhar para uma situação específica que gostaria de tomar consciência dos limites que precisa impor, procure ajuda. Eu posso ajudar e muitos outros profissionais qualificados podem te ajudar a analisar e refletir sobre quais valores estão sendo negligenciados, planejar o melhor momento para impor os limites, bem como preparar a melhor forma de falar sobre isso.

Meu contato é 11 953839689.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como aprender a dizer ou ouvir “NÃO”? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Um abraço,

Juliana Polloni
https://www.linkedin.com/in/juliana-polloni

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Juliana Polloni é mediadora de conflitos em organizações e famílias, com experiência de mais de 15 anos de atuação. É facilitadora de conversações colaborativo-dialógicas com Certificado Internacional de Práticas Colaborativo-Dialógicas pelo Houston Galveston Institute, Taos Institute e Interfaci e especialista em Comunicação Não-Violenta. Advogada, Mestre e Doutora, coautora de livros, treinadora e palestrante com foco em comunicação, relações interpessoais e gestão de conflitos. Por meio da Plural Desenvolvimento Humano tem aperfeiçoado equipes de trabalho para uma melhor convivência e maior bem-estar relacional e emocional dentro das organizações.
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