Por que você precisa ficar atento ao se comunicar na empresa e no ambiente de trabalho?
Alô Amigo! As empresas estão de olho e de ouvidos ligados no que os seus profissionais fazem e, principalmente, falam dentro e fora de seus escritórios.
Nos dias atuais, o que as empresas procuram são pessoas que tenham engajamento, performance e amplo relacionamento entre as áreas e os clientes. Contudo, uma das características que mais preocupa os gestores é justamente a comunicação.
Recentemente, eu recebi quase uma dezena de consultores de recursos humanos solicitando a análise comportamental de alguns profissionais. Eles assumiram postos de liderança e não conseguem manter o mesmo desempenho de quando estavam em posições inferiores. Desta forma, prejudicavam o clima interno, gerando conflitos entre seus pares e os clientes.
Sabemos que são vários aspectos que podem causar esse tipo de postura. Entretanto, trago alguns pontos que podem ajudar na interação, como um todo, para que esses profissionais não se tornem peças dispensáveis na companhia.
O primeiro ponto que os profissionais devem observar é a filosofia da empresa, pois muitas vezes a forma que as pessoas se relacionam é caracterizada pelos valores que o fundador transmitiu para o seu time, criando uma identidade interna que se multiplicará com as ações dele e de seus gestores.
O segundo ponto é o ego do profissional, naturalmente gerado por uma promoção ou possibilidade de disputa interna para admissão de um novo cargo e, quando conquistado, a postura muda literalmente, perdendo o respeito dos demais, pela imposição de suas decisões, sem que haja o diálogo. Ouvir é a maior virtude de um líder, pois com a audição poderá criar as estratégias com facilidade. E esse entendimento fortalecerá os laços entre todos, aumentando a credibilidade e confiança de sua imagem.
O terceiro ponto que destaco é a liberdade que as pessoas querem e pensam que possuem, mas existe uma grande diferença de liberdade de expressão e permissão para se expressar. As empresas possuem culturas, valores e ideologias. E, quando comentei em parágrafos anteriores sobre o fundador, adiantei algo que incomoda os profissionais indiferentemente das gerações ou idades. Isso porque são as palavras que direcionarão o futuro de um determinado projeto ou negociação.
O profissional deve manter a postura corporativa, pois a adequação comunicativa é fundamental. Em uma companhia existe uma babilônia de pessoas, logo, todos querem mostrar resultados. No entanto, o entendimento virá quando a harmonia prevalecer e esse ambiente se tornar agradável, quando as pessoas praticarem a empatia mútua. Desta forma, poderão extrair o que é relevante e dividir os conceitos em prol da empresa ou do cliente, deixando de lado os desejos pessoais.
Para você profissional que almeja ascensão na empresa em que trabalha, tenha em mente que para conseguir se comunicar com assertividade na empresa e no ambiente de trabalho, você precisa:
- pensar antes de falar, ouvir e saber interpretar o que foi falado;
- se colocar no lugar do outro para ter uma segunda percepção;
- olhar nos olhos dos seus pares;
- e, por fim, estudar o ambiente em que você está.
Valorize a sua imagem e você será referência do seu setor de atuação, não pelo seu conhecimento, mas por suas atitudes.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre se comunicar dentro da empresa e no ambiente de trabalho? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br
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