Por que praticar a Parentalidade Consciente não é tarefa fácil?
A Parentalidade Consciente não diz respeito a aprender uma série de ferramentas para utilizarmos quando a criança está apresentando algum comportamento desafiador. Refere-se a uma mudança de paradigma. É uma desconstrução de crenças, hábitos e ações automáticas para a reconstrução de algo novo, melhor e mais consciente.
Existem coisas que fazemos que funcionam bem e outras nem tanto. O importante é questionarmos se o que fazemos tem mesmo sentido. Precisamos perceber o que estamos sentindo em relação ao comportamento dos nossos filhos e nos fazer a seguinte pergunta: o que eu preciso aprender com o meu filho?
Normalmente, quando não conseguimos oferecer aos nossos filhos a paciência, a empatia e o amor incondicional que eles merecem é porque ainda estamos lidando com as dores da nossa própria infância. E o primeiro passo para mudar essa realidade é reconhecer que também tivemos uma infância imperfeita.
Tudo que cuidamos com amor é possível transformar. Utilizar a honestidade e a autoempatia para nos permitir conhecer nossa humanidade, reconhecer nossos limites, emoções e necessidades. Só conseguimos curar algo quando o trazemos para a consciência. O que eu não reconheço, eu não trago à luz e não consigo cuidar.
A Parentalidade Consciente nos possibilita encontrar outros caminhos, além daqueles que vivemos em nossa própria infância. Não estamos condenados a repetir o que não faz sentido ou que nos causou sofrimento. Podemos romper o ciclo para encontrar, de fato, a nossa própria forma de nos relacionar com nossos filhos. Mudar a lente é um exercício e uma escolha diária.
Qual a alternativa para o paradigma de educar um filho, por meio do controle de seu comportamento?
Devemos focar nossos esforços para criar uma relação saudável com eles, de igual valor, com respeito e afeto. A mudança de paradigma é ao vez de olharmos para o comportamento da criança como algo que precise ser corrigido, olharmos como algo a interpretar.
Compreender que a criança comunica sua necessidade através de seu comportamento. Uma abordagem amorosa e compreensiva é fundamental para o seu desenvolvimento saudável. Através da observação, conseguimos identificar o que realmente é necessário para que o comportamento se altere.
Quando existem vínculos fortes, a vontade de colaborar aumenta de forma significativa. As crianças estão se descobrindo, testando seus próprios limites e formando assim os alicerces de sua personalidade. Elas aprendem sobre si mesmas através da forma como nos comunicamos e agimos com elas. Todas as palavras que utilizamos para descrevê-las, ficam armazenadas em sua memória e se tornam assim parte de sua identidade.
Nossa tarefa é criar um ambiente físico e emocional seguro para os nossos filhos para que eles possam se expressar em sua totalidade (emoções, opiniões, necessidades, temperamento). Dar espaço para que eles sintam suas emoções e possam ir construindo as bases do seu senso de identidade, sua segurança interior e os alicerces do seu senso de competência.
Somos os primeiros professores para os nossos filhos para que aprendam a lidar com o que se passa dentro deles. As crianças precisam da ajuda dos pais para compreender suas emoções e expressá-las de forma saudável.
Para exercer uma parentalidade mais consciente, olhe primeiro para as suas próprias necessidades. Reconheça-se, cuide do que está em desequilíbrio, recupere o prazer pela vida e vá em busca de suas conquistas, ao mesmo tempo em que reconhece as necessidades de seus filhos.
Dê o espaço que eles precisam para expressar suas emoções, procure saber o que eles pensam e sentem e forneça proximidade e acolhimento.
Gostou do artigo?
Quer saber mais por que praticar a Parentalidade Consciente não é tarefa fácil? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Danielle Vieira Gomes
http://daniellegomescoach.com.br/
Confira também: Como Inspirar e Incentivar Seus Filhos a Praticar Esportes
Participe da Conversa